Reflexão e sugestão para a Solenidade do Natal do Senhor 2023 do Ano B
Para o Domingo: 25/12/2023
Solenidade do Natal do Senhor 2023 do Ano B
Missa do Dia: Is 52,7-10; Sl 97; Hb1,1-6; Jo 1,1-18 ou Jo 1,1-5.9-14
A alegria da fé invade nosso pobre coração humano, pois celebra-mos o mistério da encarnação do Filho de Deus entre nós. Deus Pai, que jamais se cansou de nos amar, tomou a iniciativa mais sublime que poderia existir, manifestando-nos seu amor para conosco, enviando-nos seu único Filho. Repito: seu único Filho!
A Palavra da vida vem nos mostrar de modo claro, nesta Liturgia, qual é o Salvador que nos foi dado: o Filho, pelo qual Deus criou o universo, e a Ele todos os anjos o adoram, vem nos dizer a Carta aos Hebreus. Deus nos falou do modo mais sublime, por intermédio de
seu Filho.
São João, no Evangelho, faz-nos penetrar no seio da Santíssima Trindade, mostrando-nos que o recém-nascido em Belém é o VERBO eterno do Pai, que estava junto de Deus, que era Deus, luz que ilumina a terra inteira e cada criatura. É bem o que nos diz também o apóstolo Paulo: “Sendo de natureza divina, aniquilou-se a si mesmo tomando a forma de servo, tornando-se igual aos homens” (Fl 2,6ss).
Jesus é o VERBO eterno, a PALAVRA encarnada, o EMANUEL, o Deus conosco, e entre nós assumiu a condição de servo, Servidor. Revelou-se a nós, tirou o véu, para que todos nós, humanidade inteira, tivessem acesso ao coração do Pai. Ele nos fez participantes da vida, da natureza divina (cf. DV, 2).
O Prólogo de João nos deixa claro que, todos os que nele creem, se tornaram filhos de Deus. O que é tornar-se filho de Deus? É abraçar a vida nova que Ele nos trouxe com sua encarnação. Ele é vida plena e abundante. Em Cristo, fomos adotados por Deus com intenso amor (Rm 8,15). Sim, em nossos dias precisamos RESGATAR esse amor do Senhor por nós; não que Ele tenha nos abandonado, mas nós, humanidade, muitas vezes o deixamos de lado, porque nos tornamos autossuficientes. Esse amor não é brinquedo não, somos amados, muito amados por Ele, e por que buscamos as trevas?
É o que nos diz João em sua Primeira Carta:”Vede com que amor o Pai nos amou: somos chamados filhos de Deus, e o somos de fato!”
Diretório da Liturgia 2024:
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
Jesus é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem (humanidade). Certo é que se buscamos a Deus sinceramente, não precisamos ficar daqui para ali, nem inventar nem especular, pois o ROSTO do Cristo nos revela o ROSTO do Pai. O Cristo é a revelação plena e eterna do Pai, do amor que se encarnou em nossa pobre, pobríssima humanidade. Também se buscarmos o verdadeiro ROSTO do ser humano, nós vamos encontrá-lo naquele que é o DEUS FEITO HOMEM, o HOMEM-DEUS. Só nos encontrando verdadeiramente nele é que podemos encontrar a nós mesmos.
NATAL, outra coisa não pode ser, senão a FESTA da HUMANIDADE, se for vivida como FESTA DE DEUS! Feliz Natal 2023!
Sugestões litúrgicas para a Solenidade do Natal do Senhor 2023 do Ano B
— No Credo, ajoelha-se ao rezar: “… nosso Senhor, que foi concebido… nasceu da Maria Virgem”.
— Na procissão das ofertas, cada um venha com o que trouxe para o Natal dos pobres.
— Valorizar o canto do Glória, que começa com as palavras que os anjos cantaram no Natal.
— Hoje, o abraço da paz é bem festivo, sendo a hora melhor de desejar Feliz Natal 2023.
Sugestões de repertório tradicional
Noite
Abertura: Reis e nações
Aclamação: Aleluia! Eu vos trago
Oferendas: Cristãos, vinde
Comunhão: Da cepa brotou
Dia
Abertura: Nasceu-nos hoje
Aclamação: Aleluia! Eu vos trago
Oferendas: Cristãos, vinde
Comunhão: A luz resplandeceu
Cifras e partituras das sugestões CNBB
Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – Natal do Senhor 2023 do Ano B Noite
Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – Natal do Senhor 2023 Ano B Dia
Músicas para a Solenidade do Natal do Senhor 2023 Ano B:
Folhetos do Natal do Senhor 2023 – 25/12/2023 para imprimir:
Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)
Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós