Reflexão e sugestão para o 1º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Para o dia: 06/03/2022

Missa do 1º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Dt 26,4-10; SI 90; Rm 10,8-13; Lc 4,1-13

1º Domingo da Quaresma 2022

Todos nós temos momentos exigentes, que esperam uma atitude radical. Assim foi com Jesus. Como Filho, “abandonou-se “inteiramente nas mãos do Pai e cumpriu com fidelidade sua missão. Sua fidelidade foi sua radicalidade. Enfrentou o deserto, lugar difícil, exigente e de purificação.

As três tentações têm um único alvo: a relação entre Jesus e Deus! Jesus não se deixou instrumentalizar. Soube usar de sua plena liberdade e escolher conforme a missão que o Pai lhe confiou. Não confiou em nada, senão na fidelidade ao Pai.

Olhando para a realidade social em que vivemos, observando o comportamento das pessoas, logo vamos perceber o quanto colocamos nossa segurança na posse, no domínio sobre os outros, no poder e no prazer, que são as três grandes tentações humanas. Mesmo afirmando que amamos a Deus, no fundo podemos estar dizendo um sim adverso, contrário ao que exige a fé. Certamente, se nossas atitudes não correspondem ao modo autêntico de ser cristão, à fé que afirmamos viver, parece que “admitimos outras divindades em nossa vida”. Jesus nos dá a grande lição sobre não deixarmos esse tipo de atitude acontecer em nossa vida. Como ele foi radical na fidelidade, assim devemos ser nós, cristãos: radicais na fé, na opção de vida pelo Cristo.

Iniciamos a Quaresma 2022; o caminho está aberto diante de nós, para repensarmos nessa vida e nossas decisões. Precisamos voltar do deserto, como Jesus, e ter atitudes mais decisivas decisões. Certamente podemos estar envolvidos em um clima que não nos favorece o crescimento, o enriquecimento na vida com Deus. Pode haver coisas que estão a nosso redor, que nos impedem de renascer para a vida nova.

Como cristãos, carregamos a bela História da Salvação e devemos estar conscientes de tudo o que liga Deus a seu povo. Na sociedade em que vivemos, há realidades que exigem nossa firmeza, fidelidade, pois, como cristãos, somos alvos de tensões ou, por sermos minoria ou por sermos realmente perseguidos, por causa da fé em Cristo. Embora isso seja uma realidade entre nós ainda hoje, é o Espírito de Deus que conduz o cristão, que, na certeza da presença de Cristo, fica inquebrantável. Os falsos deuses estão presentes, como nos indica a Palavra de Deus (1ª Leitura).

Olhemos para Jesus e aprendamos dele e com Ele: recusou o caminho do êxito fácil; mostrou-nos que o plano divino passa pela partilha e não pelo egoísmo ou autoritarismo, que seu projeto é a vida plena apresentada com simplicidade e amor. O caminho de Jesus é nosso caminho de cristãos. Jesus fez sua escolha e espera que façamos nossa escolha nele, por Ele e com Ele.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 1º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Iniciamos o Tempo Quaresmal, tempo de penitência, de oração, de reflexão da Palavra de Deus, de oração. Tempo de nos voltarmos intensamente para nossa conversão. Sendo este o Primeiro Domingo da Quaresma, sugerimos:

No Ato Penitencial, depois de o sacerdote convidar toda a Comunidade para esse momento, entrar uma criança, um jovem, um casal, um idoso de mãos dadas, mostrando que a conversão deve atingir a todos. Enquanto eles entram, toda a Comunidade permanece em silêncio. Após a entrada, os que estavam na procissão colocam-se diante do altar (pode acompanhar a entrada uma música bem suave).

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós