Apresentando a Hora da Vida 2019 (Semana Nacional da Vida)

O amor cuida da vida

O cuidado com a vida não cabe em uma semana apenas, deve ser permanente. Seria tão pouco quanto ter uma semana dedicada a respirar ou uma semana para se alimentar. Mas temos uma “Semana Nacional da Vida”. Ela serve para olhar o que já foi feito, compartilhar conhecimentos e iniciativas em favor da vida e, sobretudo, para enfrentar o futuro multiplicando o vigor e as esperanças.

Ninguém melhor do que a Família para realizar esse cuidado permanente da vida. Ela é o berço da vida, a guardiã dos valores mais preciosos do desenvolvimento da vida, ela acolhe e cuida das fragilidades, deficiências, cura as feridas, supera os medos. Ela estimula os passos ousados, corajosos e sublimes. Ela protege, ensina e corrige, e até refaz o que se desfez. Deus, ao criar a primeira família, deu aos nossos primeiros pais a tarefa de cuidar da criação, tarefa que até agora pertence à Família, o cuidado da nossa “casa comum”.

Esse papel tão fundamental sempre esteve a cargo da família, pois ela, feita à imagem e semelhança do próprio Deus que é Pai, Filho e Espírito, tem como ligame entre pessoas distintas o amor que é a essência de Deus. E é o amor que gera vida, cuida da vida, defende a vida. Então, a Semana Nacional da Vida é essencialmente uma semana a ser vivida em família, considerada em suas diversas etapas como acontece nestes sete encontros retratados neste subsídio.

Nestes tempos em que vivemos há uma grande nuvem sombria que paira sobre a vida. Muitos a chamam de “cultura da morte”. Ela desce como um veneno que polui a vida, envenena a vida, nos envolve e até seduz com seus cantos de morte. Algumas vezes ganha o nome de progresso, de consumo, de tecnologia, aparece disfarçada como lucro, riqueza, poder, bem-estar. Outras vezes derrama seus horrores sem disfarce, como violência, roubo, imoralidade, rapina, exclusão. Quem é a vítima mais evidente desse desmoronamento da vida? A Família!

Convido as famílias a tomarem nas mãos este subsídio, o “Hora da Vida”, que cada ano vem crescendo para nos instigar, à luz da Palavra de Deus, a nos encorajar a lutar pela dignidade da vida. Vamos celebrar com ele a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. A criança, o jovem, o casal de esposos, o idoso, cada um com suas potencialidades e limites pode, a seu modo, compor essa força-tarefa em favor da vida, da vida humana, da vida do planeta.

 

Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM
Bispo de Osasco – (SP) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB / Portal Kairós