A Semana Santa de 2022

 Semana Santa de 2022

A Semana Santa 2022 é a semana mais importante do ano litúrgico, pois nela celebramos de modo especial os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, mistérios esses que celebrarmos e recordamos em cada missa que participamos, mas que são solenemente celebrados neste tempo favorável. Desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Páscoa temos a oportunidade de meditar os momentos mais marcantes de toda a História da Salvação. Portanto, a Semana Santa é tempo especial da graça de Deus na vida da Igreja e, como Igreja, somos chamados a participar dignamente de todas as celebrações, sobretudo do Tríduo Pascal, que compreende a celebração da Ceia do Senhor na quinta-feira, a celebração da Paixão do Senhor na sexta-feira e a celebração da Vigília e da Solenidade da Páscoa.

Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo

É visando favorecer e tornar mais proveitosa a participação dos fiéis nas celebrações e devoções próprias durante a Semana Santa que o Portal Kairós apresenta vários artigos e materiais, com os textos litúrgicos e rituais próprios dessa importante ocasião.

Os materiais da Semana Santa 2022 foram preparados para serem usados tanto individualmente como para ser adotado pela sua comunidade e paróquia.

A liturgia do mês de abril de 2022

– Momento oracional diante do Santíssimo Sacramento;
– Via-Sacra 2022;
– Procissão do Encontro;
– Meditação das Sete Palavras de Jesus na Cruz;
– Cerimônia do Descimento da Cruz;
– Celebração das Dores de Nossa Senhora.

Trata-se de materiais completos que muito ajudará, sobretudo os párocos e equipes de liturgia, na organização de todas as celebrações da Semana Santa 2022.

Cantos da Semana Santa e Domingo de Ramos 2022:

Liturgia completa da Semana Santa 2022:

Meditações da Paixão de Cristo:

Domingo de Ramos 2022

Contemplemos nosso Deus, que por amor veio para o meio de nós, partilhou a vida com nossa humanidade e ainda se fez Servo dos servos, foi servidor de todos. Mostrou-nos que a vida tem sentido somente quando é doada inteiramente. Contemplemos a paixão do Senhor e sua morte de cruz, e compreendamos o que significa uma vida entregue como dom e serviço, como amor e compaixão, para nos libertar, nos salvar. Não sejamos ingratos a tamanho amor.

Segunda-feira Santa

Jesus, que havia anunciado sua paixão e morte como um cordeiro, se deixa conduzir ao martírio, não clama nem levanta a voz. Silencioso e fiel ao Pai assume sua hora de decisão pela nossa redenção. O gesto de Maria ao derramar o perfume de nardo nos pés de Jesus significava a total entrega de sua vida. Judas intervém com outros interesses. O que nos diz a paixão de Cristo?

Terça-feira Santa

Caminhamos com Cristo em sua paixão para viver com Ele a ressurreição. Naquela ceia que Jesus realizava com seus discípulos, revelava com gestos e palavras a plenitude de seu amor. Jesus sabia da traição de Judas e da fraqueza de Pedro. Mas são duas atitudes muito diferentes. Estejamos, pois, atentos à lógica do Reino que é misericórdia, perdão, salvação, e não à nossa lógica humana que é vingança e traição.

Quarta-feira Santa

Aproxima-se a hora decisiva de Cristo. Ele continua junto dos discípulos, oferecendo lhes seu amor. Mas o coração de Judas está voltado para outros interesses, e dispõe-se a entregar Jesus por trinta moedas de prata. Sua falsidade é tamanha que pergunta a Jesus: “Mestre, serei eu?” Olhemos para nós mesmos e nos perguntemos sobre nossas “pequenas” traições a Cristo. O que nos liberta é verdadeiramente o amor.

Tríduo Pascal 2022

Nesta noite santa em que recordamos a fidelidade do Senhor para com seu povo, instituindo a Sagrada Eucaristia, o Ministério sacerdotal e dando-nos o mandamento do amor, tenhamos um coração agradecido. Amar e viver a Eucaristia é preciso, e quem a ama tem a atitude de lavar os pés, como fez Jesus. Ele se submeteu ao serviço de um escravo, fez-se Servo por amor, por misericórdia. Quem pode não amar um Deus que nos ama assim?

Reunimo-nos para celebrar a Paixão de nosso Senhor. Agradecemos o extremo de seu amor por nós: De sua paixão e morte, veio para nós a salvação. Junto dele a vida para sempre. Escutemos sua Palavra e deixemos que seu amor misericordioso tome conta de nós.

Bendita seja esta noite santa, de vigília, de silêncio, de meditação e de encontro com o Ressuscitado. Ele ressurgiu dos mortos, a morte foi vencida pela vida, e em sua paixão e ressurreição, o mundo mergulhou na eternidade de seu amor. Sejamos, pois, um povo de ressuscitados. Que a Luz desta noite penetre nossa inteira existência.

Páscoa 2022

Bendita seja a ressurreição de Cristo. Bendito seja o Pai que aprovou tudo que seu Filho disse e fez, e por isso o ressuscitou dentre os mortos. A morte foi vencida para sempre. Ele passou entre nós fazendo o bem e, por amor, se deu inteiramente à morte de cruz. Seu amor é gerador de vida. Todo discípulo que ama, entende seu caminho e sua proposta, é fiel e testemunha da verdade de Cristo. A fidelidade espanta o medo e firma a coragem do amor e da fé.

Momentos Orantes na Semana Santa

Meu Encontro com Jesus Eucarístico

A vida é dom sublime que Deus nos deu. Ele não pode ser subestimado, mas sim amado e respeitado. O valor da vida está acima de qualquer outro valor ou conveniência.

Via-Sacra 2022

Santo Afonso Maria de Ligório foi um homem apaixonado por Jesus. Não se cansava de dizer “como posso ser amado assim por um Deus?” Reconhece em sua fé, em seus escritos, em seu ensinamento o quanto o Senhor se derramou de amor por nós, a ponto de tornar-se irreconhecível humanamente no alto da cruz. Andemos, pois, com o Cristo, porque “se morremos com Ele, com Ele também ressuscitaremos”. Amém.

Encontros de Maria com Jesus

(Procissão do Encontro)

Todos somos desejosos de nos encontrar. Assim foi com Maria, que se encontrou com Deus no seu Sim, encontrou-se com o Filho desde a encarnação até a cruz, desde a ressurreição até à eternidade. A história da Salvação é uma história de encontros, encontro de Deus com a humanidade; da humanidade que vai descobrindo e se encontrando com Deus pouco a pouco.

É nesse desejo de nos encontrar que aprendemos a nos encontrar com Deus, com seu Filho Jesus, com Maria e conosco mesmos. Quando nos encontramos com Deus, descobrimos em nós seu amor. Caminhemos, pois, com Maria nessa bela aventura da eternidade presente em nossa temporalidade.

As sete palavras de Jesus na Cruz

Jesus cumpriu sua missão plenamente, fiel até o fim. Suas últimas palavras deixam-nos claro quem Ele é e sua missão entre nós. Ele é nosso Redentor. Certamente precisamos encantar-nos com tamanho amor de um Deus por nós. Quem poderá negar que Ele nos amou até o fim? Só quem é presunçoso e orgulhoso, duas chagas terríveis no ser humano, não pode reconhecer um mistério de amor tão inefável e tão presente entre nós. Aprendemos nas Sete últimas palavras de Jesus o quanto ainda se volta para nós, e deseja servir-nos em seu amor. Só quem ama pode servir e amar, mesmo no meio da dor.

Descimento da Cruz

Este é um momento sublime. Maria vê o Cristo morto, seu corpo inerte. A Mãe bendita do Salvador não hesitou em acolher seu Filho Jesus. Os mesmos braços que se estenderam para acolher o plano do Pai, os mesmos braços que ninaram o Menino Deus, agora acolhem aquele que foi morto por causa da maldade humana. Quanto ainda temos de aprender do Cristo e de Maria. Sem amor verdadeiro não sabemos o que fazer!

Celebração das Dores de Maria 2022

(A profecia de Simeão — A Fuga para o Egito — Perda do Menino Jesus — O Caminho do Calvário — Morte de Jesus na Cruz — Descida da Cruz — A Sepultura)

1ª Dor – Humildade: A Profecia De Simeão
2ª Dor – Obediência: A Fuga Para O Egito
3ª Dor – Cuidado: Perda Do Menino Jesus
4ª Dor – Dor Compassiva: O Caminho Do Calvário
5ª Dor – Certeza Da Vida: Morte De Jesus Na Cruz
6ª Dor – Dor Incomparável: Descida Da Cruz
7ª Dor – Certeza Da Ressurreição: A Sepultura

Cantos da Semana Santa 2022:

Material de formação: Semana Santa nas comunidades:

Cartaz para a Semana Santa:

Catequese: Semana Santa para colorir e recortar:

 

Portal Kairós