Apresentação do Mês da Bíblia 2021

O Mês da Bíblia 2021

Tema e lema do Mês da Bíblia 2021

O tema do Mês da Bíblia 2021 é: “Carta de São Paulo aos GÁLATAS”.

O lema do Mês da Bíblia 2021 é: “Pois todos vós sois UM só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). Essa pequena citação da Epístola faz parte do “Hino Batismal” (Gl 3,26-28), que é de uma riqueza indescritível. Ali, o Apóstolo mostrou que, a partir do Batismo e do revestimento de Cristo, todos são “filhos de Deus”. Nessa rica situação, foram superadas todas as trincheiras que impediam uma experiência igualitária e livre: “não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher”.

Ele arrematou que, portanto, “todos vós sois um (gr. heis) só em Cristo Jesus”. Todas as discriminações foram abolidas em Cristo. As fronteiras foram abertas. Por quê? Exatamente por causa da “unidade” (um só), porque só existe um Evangelho (Gl 1,6-9; 2,7-8; 5,14). Quem adere à fé, batizando-se conscientemente, procura viver em comunidade viva e compreende que todos são iguais diante de Deus, ou seja, conhece a igualdade. O fato de estar em um mesmo nível aponta para a “unidade”. Como se verificará em toda a Carta, diversos acontecimentos ameaçavam a unidade. Paulo, no entanto, enfrentou todas as adversidades, justamente, por causa da “unidade em Cristo”.

A Carta aos Gálatas mostrou incessantemente que, em Cristo, acabam todas as diferenças e distinções de classe, raça (etnia), nacionalidade, sexo, religião que separam e rompem as pessoas e a sociedade. A superação das divisões só é possível na “unidade em Jesus Cristo”. Tudo gira em torno de “Jesus Cristo”, o ponto focal de toda a Carta.

Lançando o Mês da Bíblia de 2021

Passeando com o Apóstolo Paulo na compreensão de Gálatas

Como, neste ano, foi escolhido o texto da “Carta de Paulo Apóstolo aos Gálatas”, é preciso, agora, começar a dar os primeiros passos na compreensão desse Documento. Agora, com vagar, será feito um percurso analisando trecho por trecho.

De início, apresentam-se informações sobre a Carta aos Gálatas:

Gênero Literário

O gênero literário e o “tipo de texto” são ferramentas linguísticas que ajudam a compreender o texto que se lê, dando ao leitor mais chaves de interpretação. A Bíblia faz uso de diversos “gêneros literários”, que precisam ser conhecidos a fim de que o leitor tenha um bom aproveitamento no entendimento da Escritura.

O gênero literário do nosso texto é “carta”. A Carta aos Gálatas é uma epístola bem estruturada, com muitas “características” fixas de uma carta. Há “remetente” (Paulo e todos os irmãos), “destinatário” (igrejas da Galácia) e “saudação” de graças e paz. O “corpo” da carta é todo narrativo-argumentativo, abordando a crise dos gálatas diante de grupos que colocaram as comunidades em tensões e expondo as contra argumentações do Apóstolo, que apresenta o verdadeiro Evangelho. É uma carta repleta de conflitos.

O próprio Paulo deixou extravasar o seu temperamento forte. Usou métodos da exegese e da linguagem rabínica, uma vez que frequentara a escola de Gamaliel (At 22,3). Nessa Carta, ele trabalhou grandes antíteses de conteúdo teológico em torno da “carne-Espírito” e da “Lei-fé”. Porém, a força da espiritualidade de um convertido está bem presente: a mística perpassa a Epístola. Ele conseguiu interpor, no meio da Carta, um “Hino Batismal”, que deu as chaves para se abrirem as portas de todo o texto. No final, ele desejou “paz e misericórdia”, finalizando com a frase “Irmãos, a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito. Amém!”.

No transcorrer da Carta, surgem outros “gêneros literários” escriturísticos, como os relatos de revelação, os relatos de controvérsias, maldições, as hermenêuticas que o Apóstolo faz sobre o Antigo Testamento (Abraão e Sara). Há um “gênero literário” no centro da Carta chamado “Hino”. Esse Hino Batismal foi decisivo para as reflexões do autor, o Apóstolo Paulo. Todas as argumentações são iluminadas pelo “Hino”.

Em todas as outras Cartas de Paulo, a palavra “irmãos” é a marca do Apóstolo. Aqui, ao contrário, ele a usa poucas vezes, porque a Carta extravasa a dor e a decepção que ele teve com as comunidades gálatas. Por vezes, ele chama os interlocutores de “gálatas insensatos” (Gl
3,1.2).

Compreendendo o gênero literário “carta”, o leitor da Carta aos Gálatas poderá examinar três coisas que estão intimamente ligadas:

a) o autor, o Apóstolo Paulo, tinha uma “intenção” clara ao se dirigir aos cristãos gálatas e aos dissidentes: era um apelo de conversão ao verdadeiro Evangelho, que fomenta a unidade e não a divisão;
b) o “contexto vital” da Carta foi, exatamente, o afastamento, por parte de alguns gálatas, do verdadeiro Evangelho e a adesão ao anúncio feito pelos missionários cristãos judaizantes;
c) a “verdade” do Evangelho ficou bem evidente na Carta, na qual houve o chamado à unidade em Cristo Jesus (Gl 3,28d).

Autor, interlocutores, época da redação

Há consenso entre os biblistas de que esta Epístola é, absolutamente, de Paulo e de “todos os irmãos que estão comigo” (Gl 1,2). Ele escreveu às igrejas da Galácia, por causa de um grande problema. O Apóstolo havia fundado as comunidades gálatas. Tudo ia bem, até que um grupo de missionários cristãos judaizantes apareceu por lá, descredenciando Paulo. Criou-se uma divisão impressionante. Como muitos gálatas “mudaram de lado” e acompanharam os “cristãos judaizantes”, o Apóstolo foi muito enérgico com eles. Ele insistiu. O Evangelho é um só: o de Jesus Cristo.

As igrejas da Galácia ficavam, provavelmente, no norte, onde hoje é a Turquia. Portanto, os seus membros eram gentios (frígios e celtas). Paulo foi o missionário dos gentios. Parece que a Carta aos Gálatas foi escrita entre os anos de 57 a 58 d.C. Eram os tempos do imperador César Nero.

O histórico da carta é o seguinte:

• Paulo havia anunciado o Evangelho na Galácia;
• Muitos gálatas aderiram à Boa-Nova, com alegria e entusiasmo. Caminhando com os
próprios pés, formaram comunidades vivas;
• Apareceram na região cristãos judaizantes ou “missionários judeu-cristãos”, anunciando,
segundo Paulo, um Evangelho diferente baseado na Lei;
• Muitos gálatas aderiram à pregação dos missionários judaizantes;
• Paulo recebeu notícias da divisão das comunidades;
• Ficou decepcionado e revoltado;
• Escreveu a Carta aos Gálatas e a enviou às comunidades.

Na Área Especial

Mês da Bíblia 2021 – Texto-base:

 

SAB / Portal Kairós