Reflexão e sugestão para a Missa do 1° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Para o Domingo: 03/12/2023

Missa do 1° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7; Sl 79; ICor 1,3-9; Mc 13,33-37

Cartaz especial:

Atividades para crianças:

O TEMPO LITÚRGICO DO ADVENTO, além de abrir o novo Ano Litúrgico (B), é um tempo memorável, pois, ao mesmo tempo em que nos preparamos para celebrar o Natal do Senhor, meditamos sobre o juízo de Deus, sobre o coroamento de toda a história com a vinda gloriosa do Senhor.

Procuremos entender esse Tempo Litúrgico e assim o celebramos com profundidade de coração, de alma.

O Ano Litúrgico nos faz celebrar em Comunidade duas dimensões maravilhosas da Revelação cristã: a VIDA de Jesus POR NÓS, EM NÓS E CONOSCO e nossa VIDA em Jesus, com Ele e por Ele. Celebramos não apenas para recordar, mas principalmente para atualizar em nosso favor a graça redentora que o Espírito Santo vem derramando sobre a humanidade, desde que o Verbo divino se fez carne e veio morar no meio de nós.

A primeira dimensão do Ano Litúrgico nos oferece dois ciclos: o  CICLO do NATAL e o CICLO da PÁSCOA. Neles celebramos tudo o que aconteceu com Jesus e tudo o que Ele fez e faz por nós. A segunda dimensão é chamada simplesmente de CICLO do TEMPO COMUM, quando recordamos mais frequentemente nossos santos e tantos de nossos eventos atuais, alguns dos quais nos provocam alegria e agradecimento, e outros nos fazem suplicar o socorro divino. O ciclo do Natal é aquele que abre o Ano Litúrgico da Igreja.

Nesse 1° Domingo do Advento 2023, a lição de Jesus é clara:“Vigiai!” Quem vive a esperança estará sempre atento, vigilante. Voltar-se para o futuro não é desprezo ou desinteresse nem alienação do tempo presente. Ao contrário, quanto mais esperança tenho, mais presente estarei na vida das pessoas, do mundo. O místico vive uma vida intensa com Deus, mas não tira os pés do chão da terra, ou seja, está vigilante na história humana. O próprio Jesus faz os discípulos compreenderem esta verdade, que a História da Salvação está misturada com a história humana. “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez…”. Agora é hora de construir o Reino. VIGIAR é crer e trabalhar.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Dentro do Tempo do Advento, penetramos na memória de nossa salvação, compreendemos nossa vida diante dos fatos bíblicos, em que vemos a intervenção divina.

Jesus vem nos pedir a disponibilidade plena. Querer servir a Deus, mas dispor-se intensamente, certamente nada conseguirá. Por isso é preciso deixar-se amar por Deus, deixar que Ele nos conduza, e façamos o que Ele deseja, cumprindo sua vontade. E isso nos basta.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 1° Domingo do Advento 2023 do Ano B

— Rezar a oração, alternativa: “Ó Deus, nosso Pai, em vossa fidelidade, que nunca falha, lembrai-vos de nós, obra de vossas mãos, e dai-nos o auxílio de vossa graça, para que esperemos vigilantes com amor irrepreensível a gloriosa vinda de nosso redentor, Jesus Cristo, vosso Filho. Ele é Deus e vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo. Amém”.

— Preparar a coroa do Advento com as 4 velas, acender a primeira, explicar seu sentido: a Luz de Cristo que vem chegando para iluminar os 4 cantos do mundo.

— Explicar o sentido do Advento 2023 e como vivê-lo.

— Exortar a formar grupos para rezar a Novena de Natal 2023.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Quando Virá, Senhor
Aclamação: Aleluia! Vem mostrar-nos
Oferendas: A nossa oferta
Comunhão: Vigiai, eu vos digo

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 1° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Músicas para a Missa do 1° Domingo do Advento 2023 Ano B:

Folhetos do 1° Domingo do Advento 2023 – 03/12/2023 para imprimir:

Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)

Campanha da Fraternidade 2024

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós