Reflexão e sugestão para a Missa do 4° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Para o Domingo: 24/12/2023

Missa do 4° Domingo do Advento 2023 do Ano B

2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16; Sl 88; Rm 16,25-27; Lc1,26-38

4° Domingo do Advento 2023

“Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador!” Belém, a menor entre as menores cidades de Judá, pôde oferecer ao mundo, o Senhor, o Deus de toda a terra. Aquele que nasceu humilde, escolheu os pobres, os fracos e pequenos, como seus melhores amigos. Estava sempre ao lado deles. O projeto divino de vida plena realizou-se entre nós no Sim resoluto de Maria. Não há beleza para confrontar, pois a beleza maior é sua simplicidade e humildade. A promessa do Pai realizou-se em um filho de Davi.

Maria é a primeira vocacionada do Reino. Ouviu o chamado do Pai e tornou-se a Mãe do Redentor. Ouviu seu próprio Filho, tornando- se a Mãe da Igreja e da humanidade inteira. Desde o dia em que o Anjo Gabriel levou a Maria a formidável notícia de sua escolha maternal e da vinda do Salvador, iniciou-se uma nova criação, a nova humanidade, e Maria é a primicia da nova criação, da nova humanidade. Ela ouviu, acolheu e disponibilizou-se ao plano de Deus.

A Virgem de Nazaré certamente já tinha seus planos para o futuro. Mas, diante da presença do Senhor em sua vida e em sua obediência a Ele, não hesitou em mudar seu futuro, pois agora “não conta o meu”, mas “sim o dele”. Abraçou com alegria a missão de oferecer ao mundo o Redentor. Tornou-se Mãe também de uma grande multidão de povos, de todos, sem exceção, pois em Cristo fomos regenerados para uma vida nova.

O Sim de Maria nos fez experimentar a graça, a presença, o amor, a redenção de Cristo, verdade indispensável para cada ser humano. No Evangelho, encontramos exatamente essa oferta salvífica de Cristo iniciada em Maria. Ao aproximar-se de Isabel, ela reconheceu o grande significado da presença de Maria: o Deus que veio ao encontro dos mais abandonados! Ali realizou-se um encontro profético, que apontava para o futuro, nas palavras de Isabel e de Maria, seu Magnificat.

Diretório da Liturgia 2024:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Como é belo compreendermos que Deus vai trabalhando a redenção por intermédio de pessoas, escolhidas sim, porém, humanas, santas, disponíveis. Aqui, pergunto: “Por que encontramos dificuldades para arrumar pessoas para cuidarem das pastorais na Comunidade ou na Paróquia?” Certamente, não há uma disponibilidade mariana!

Onde encontramos os sinais de Deus hoje? Como podemos reconhecê-lo nos sinais dos tempos? Isabel é protótipo de quem é capaz de compreender a ação de Deus por meio dos fatos e acontecimentos. O Templo imaculado do Senhor, Maria, ajude-nos em cada dia a compreender o mistério da presença salvífica de Cristo entre nós.

4° Domingo do Advento 2023Sugestões litúrgicas para a Missa do 4° Domingo do Advento 2023 do Ano B

— Cuidar que seja acesa a 4º vela da coroa do Advento 2023, em meio a uma singela celebração.

— Rezar a oração, alternativa: “Deus, grande e misericordioso, que entre os humildes escolheis vossos servos para realizar o plano da salvação, concedei a vossa Igreja a fecundidade do Espírito, para que, a exemplo de Maria, acolha o Verbo da vida e se alegre como mãe de uma estirpe santa e incorruptível. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

— Fazer com as crianças uma procissão, levando algumas imagens para o presépio.

— Um cântico apropriado: “Quando Deus Pai revelou o segredo a Maria”.

Sugestões de repertório tradicional

Abertura: Oh, vinde, enfim
Aclamação: Aleluia! Eis a Serva
Oferendas: Muito suspira por Ti
Comunhão: A Minh’alma

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico catequético – Cantos para a Celebração – 4° Domingo do Advento 2023 do Ano B

Músicas para a Missa do 4° Domingo do Advento 2023 Ano B:

Folhetos do 4° Domingo do Advento 2023 – 24/12/2023 para imprimir:

Liturgia de 2024: (Datas e citações do dia)

Campanha da Fraternidade 2024

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós