Vocacional 2021 – Cristo nos salva e nos envia

A oração do Mês Vocacional 2021

Oração do Mês Vocacional 2021

Oração do Mês Vocacional 2021

Cristo nos salva e nos envia

“Senhor Jesus, que nos ensinastes a
pedir ao Pai que mande operários para a
vossa vinha, fazei que tenhamos sempre
famílias e comunidades verdadeiramente
cristãs, berço das vocações.

Despertai em nossos jovens, Senhor,
o ideal de seguir a Cristo,
e a vontade firme de se dedicarem
ao vosso serviço.

Suscitai entre nós,
sacerdotes, religiosos e religiosas que
realizem o projeto missionário do Reino.

Fortalecei, a vontade dos escolhidos;
dai perseverança e coragem a todos os
chamados para a missão: leigos, bispos,
padres, diáconos e religiosos/as,
consagrados/as para que desempenhem
com amor e fidelidade o seu ministério
na Igreja.

Ó Maria do Sim, intercedei por nós!
Abençoai todos os que foram escolhidos
para o serviço do reino. Amém!”

Oração do Mês Vocacional 2021 em pdf:

CNBB / Portal Kairós

Apresentando o Mês Vocacional de 2021

Mês Vocacional de 2021

O Mês Vocacional de 2021

Com o título “O Grande Anúncio para todos os Jovens”, no capítulo 4 da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit (n. 111-133),1 o Papa Francisco destaca três verdades que, segundo ele, são a coisa mais importante a ser anunciada, aquilo que nunca se deveria calar e que todos precisamos sempre escutar.

A primeira verdade é que Deus nos ama. E nunca devemos duvidar disso, apesar do que possa nos acontecer na vida. A segunda verdade é que Cristo nos salva. E foi por amor que Ele se entregou até o fim para nos salvar. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).

O amor do Senhor é maior que todas as nossas contradições. E a terceira verdade, inseparável da anterior, é que Ele vive! “É preciso voltar a recordá-lo com frequência, porque corremos o risco de tomar Jesus Cristo apenas como um bom exemplo do passado, como memória, como alguém que nos salvou dois mil anos atrás. (…) O que nos enche com a sua graça e que nos liberta, o que nos transforma, o que nos cura e nos conforta é alguém que vive, é o Cristo Ressuscitado, cheio de vitalidade sobrenatural, vestido de luz infinita” (ChV, n. 124).

Nestas três verdades – Deus nos ama, Cristo nos salva, Ele vive – vemos Deus Pai e Deus Filho. E, onde estão o Pai e o Filho, também está o Espírito Santo. É ele quem prepara e abre os corações para que recebamos essas verdades. O Espírito Santo nos faz entrar cada vez mais no coração de Cristo a fim de que também nós tenhamos o seu amor, a sua luz e a sua força.

Em 2020, a animação vocacional do Brasil se deteve na primeira verdade como tema de aprofundamento do Mês Vocacional, com o tema: “Amados e chamados por Deus”, e o lema: “És precioso a meus olhos… eu te amo” (Is 43,4). Agora, com o subsídio do Mês Vocacional de 2021, aprofundaremos a segunda verdade. Por isso, o tema: “Cristo nos salva e nos envia”, e o lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). A terceira verdade, que dá o nome à Exortação Apostólica Christus Vivit (Cristo vive), esperamos aprofundar em um próximo subsídio vocacional.

Os materiais / subsídios para o Mês Vocacional 2021

Leia mais

Temas do Mês Vocacional 2021

O Papa Francisco nos diz “E é isto que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias”.

Temas do Mês Vocacional 2021

Na primeira semana, são recordadas as vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados).

Na segunda semana, recordamos a vocação do pai, da mãe e dos filhos (da família) e a vocação matrimonial. Nesse caso, em específico, a Pastoral Familiar celebra a Semana Nacional da Família.

Na terceira semana do mês de agosto, é lembrada a vocação das pessoas da vida consagrada (aqueles que fazem votos de Castidade, Pobreza e Obediência).

Na quarta semana, a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade (ministérios não ordenados) são lembrados. Além disso, no quarto domingo do mês, dia 22 de agosto, é celebrado o Dia dos Catequistas, homenageando e valorizando essa vocação tão importante nas comunidades.

Para baixar as imagens com mais qualidade:

Temas do Mês Vocacional 2021

No primeiro domingo de agosto, comemora-se a vocação sacerdotal.

A liturgia do mês de agosto de 2021


Leia mais

Oração do terço marcou a abertura do Mês Vocacional 

Destaque especial, ministérios ordenados e a vida consagrada.

Abertura do Mês Vocacional 

Os materiais / subsídios para o Mês Vocacional 2021

Com os corações sensíveis à escuta do chamado e a certeza vocacional de que “Cristo nos salva e nos envia”, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresentou o tema do Mês Vocacional 2021, a ser celebrado em agosto.

A temática vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

Para dar início as comemorações do Mês Vocacional, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, juntamente com o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil, realizou uma celebração de abertura com um terço vocacional. A transmissão foi feita no dia 31 de julho, às 17h, por meio das redes sociais da CNBB (@cnbbnacional).

O momento teve uma acolhida e motivação inicial que foi feita pelo bispo auxiliar de Manaus e referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque. O início do terço vocacional e o anúncio de cada ministério foi feito pelo assessor da Comissão, o padre João Cândido Neto.

Os demais mistérios foram rezados por membros do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil. E dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, encerrou o momento.

“Rezamos o terço vocacional e fizemos a abertura, em nível nacional do Mês Vocacional de 2021. Foi um momento importante para a Igreja no Brasil, das diversas comunidades estarem juntas, rezando e pedindo a graça das mais diversas vocações para a nossa igreja” afirma o padre João Cândido Neto, assessor da Comissão.

Organizando uma Semana Vocacional na sua comunidade

Padre João Cândido Neto explicou que o momento foi oportuno para rezar pelas vocações. “O melhor modo de promovermos a cultura vocacional e o incentivo para a realização do Mês Vocacional em todo o Brasil é através da oração e fizemos isso rezando o terço, confiando todo o nosso trabalho ao coração imaculado da Virgem Maria, contando com a sua intercessão”, finalizou.

Veja o vídeo da abertura abaixo:

CNBB / Portal Kairós

Mês Vocacional: “Jesus tem que voltar a ser o assunto de nossos dias”

Mês Vocacional: “Jesus tem que voltar a ser de fato o assunto de nossos dias”, diz dom João Salm.

Sensíveis à escuta do chamado e a certeza vocacional de que “Cristo nos salva e nos envia”, a Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB Sul 4 faz um convite para as comunidades eclesiais missionárias espalhadas por todo o estado de Santa Catarina para o Mês Vocacional 2021, celebrado em agosto.

“Aqui no Brasil, o mês de agosto tornou-se há muito tempo um período particular para se falar das vocações. Promovem-se encontros, reflexões, retiros e orações. É um tempo muito especial de evangelização”, relata dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada em níveis estadual e nacional.

De acordo com dom João Salm, todos os cristãos devem promover as vocações. “A temática vocacional precisa atingir toda a comunidade: jovens, crianças na catequese, os casais, a família, também os idosos. Todas as pessoas estão ligadas diretamente com esta questão, pois todo batizado é um vocacionado”, declarou.

“Vocação é tema central e fundamental em nossa vida cristã. Está intimamente ligado ao batismo. Trata da nossa opção por Jesus, da nossa adesão a Ele. Trata da iniciativa que Deus toma em relação a cada um de nós. Trata do nosso encontro com Jesus e do chamado que ele nos faz. Da nossa resposta a Ele e da missão que nos confia”, afirma dom João Salm.

Falar de Jesus

Ainda de acordo com dom Salm, tudo o que diz respeito a Jesus é fundamental para a evangelização. “Neste mês vocacional é preciso que se fale muito de Jesus. Ele [Jesus] tem que voltar a ser de fato o assunto de nossos dias. Para torná-lo conhecido e saber quem Ele é, o que veio fazer, por que ele já fascinou tanta gente ao longo dos séculos e como pode fascinar ainda mais hoje. Falar de Jesus. Pregar a pessoa de Jesus, a sua Palavra, o testemunho que ele nos deixou”, completou.

O Mês Vocacional

Neste ano de 2021, o tema do Mês Vocacional, “Cristo nos salva e nos envia”, vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

Cartaz do Mês Vocacional 2021

Como de costume, em cada domingo de agosto é celebrada uma vocação. Na primeira semana as comunidades recordam as vocações aos ministérios ordenados: os diáconos, padres e bispos. Já na segunda semana trata-se da família, da vocação ao matrimônio. Na terceira semana faz-se memória da vida consagrada religiosa. A quarta semana é dedicada à vida dos cristãos leigos e leigas, sua presença e atuação na igreja e como igreja no meio do mundo. Nasce uma atenção especial nesse período da quarta semana aos ministérios leigos.

Quando no mês de agosto se tem um quinto domingo, como é o caso de 2021, a igreja também recorda de forma muito particular da vocação dos catequistas, essencial em todas as comunidades.

Cartaz do Mês Vocacional 2021 para baixar:

Os materiais / subsídios para o Mês Vocacional 2021

cnbbsul4 / Porta Kairós

Portal Kairós - Igreja e Música Católica