O Mês Vocacional está em consonância com o 4º Congresso Vocacional

O mês de agosto, conforme o costume da Igreja no Brasil, é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações.

Este ano, em específico, a temática principal está em sintonia com o 4º Congresso Vocacional do Brasil que irá ser realizado de 05 a 08 de setembro, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). Segundo a equipe organizadora do evento, a reflexão e o estudo do tema “Vocação e Discernimento” deseja refletir sobre a necessidade da oração em prol das vocações e acima de tudo expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.

Padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional explica que cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se o sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à vocação para a vida em Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação para os ministérios e serviços na comunidade. “É preciso criar em toda a comunidade esse espírito orante para as vocações para que cada vez mais nesse mês vocacional seja aproveitado os momentos litúrgicos, de orações em grupos, de orações familiares”, aponta o padre.

Instituído em 1981, pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral, o mês vocacional tinha como objetivo principal conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. De lá para cá, todos os anos alguma temática tem sido trabalhada. Este ano em específico, o mês vocacional estará em sintonia com a temática do 4º Congresso Vocacional do Brasil. “O mês vocacional será um mês em que eu convido a todos a levar as preces em prol do 4º Congresso Vocacional do Brasil, que será um momento muito importante para a Igreja no Brasil”, afirma padre Elias.

O que devemos fazer com as correntes de oração?

O cartaz

O cartaz do mês vocacional foi elaborado pelo designer gráfico e mestre em comunicação digital, padre Reinaldo Leitão, religioso rogacionista. “A intenção da proposta é, ao buscar uma identidade visual com a arte do 4º Congresso Vocacional do Brasil, celebrar este ano o mês dedicado às vocações em comunhão com os propósitos desse importante acontecimento, a se realizar em setembro próximo, na cidade de Aparecida (SP)”, explica o padre Reinaldo.

Padre Reinaldo faz, ainda, uma breve descrição do cartaz. De acordo com ele, as setas convergentes formando uma cruz remete a Jesus Cristo, autor da proposta vocacional “Vem e segue-me” (Mt 19, 21); o caminho simboliza o itinerário vocacional que as vocações devem percorrer e testemunhar; as pessoas representam as diversas vocações na Igreja e o discernimento vocacional das juventudes; e a citação bíblica é o lema do 4º Congresso Vocacional do Brasil.

“Vamos todos divulgar o cartaz do Mês Vocacional 2019 e assim nos preparar melhor para o IV Congresso Vocacional do Brasil que se aproxima”, finaliza padre Elias.

Baixe o cartaz oficial do Mês Vocacional 2019:

4º Congresso Vocacional do Brasil

Data: 5 a 8 de setembro de 2019
Início: 18h – Término: 13h

Local: Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Tema: Vocação e discernimento
Lema: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Salmo 25, 4)

Apresentando o texto-base do 4º Congresso Vocacional do Brasil

Data: 5 a 8 de setembro de 2019
Início: 18h – Término: 13h

Local: Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Tema: Vocação e discernimento
Lema: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Salmo 25, 4)

A Igreja do Brasil se prepara para celebrar o 4º Congresso Vocacional, a ser realizado entre os dias 5 a 8 de setembro de 2019, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Aos pés de Nossa Senhora, queremos estudar, refletir, rezar e dialogar sobre a questão vocacional, para, iluminados pela fé, traçar linhas comuns de ação, indo ao encontro de adolescentes e jovens, a fim de cooperar na realização de um caminho de discernimento vocacional.

O Mês Vocacional está em consonância com o 4º Congresso Vocacional

Vocação é dom! É expressão de uma predileção de amor: “Não tostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). A vocação tem como fundamento o amor gratuito do Senhor.

Ele deseja que todos participem de sua vida e produzam fruto. O fruto desejado é que todos se sintam atraídos ao seu amor. Esse fruto é próprio de quem observa o seu mandamento e permanece em seu amor. Reconhecer a própria vocação e abraçá-la requer discernimento e coragem.

Para realizar a obra do discernimento, os jovens e adolescentes precisam do acompanhamento de todas as forças vivas da comunidade de fé: animadores vocacionais e juvenis, familiares e amigos, lideranças e coordenações da comunidade, clérigos e leigos aptos a realizar o trabalho que a obra exige.

Vocação e discernimento! Trata-se fundamentalmente do caminho da realização humana. Por isso, os batizados são instigados 11a se colocar diante do Senhor e suplicar: “mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (SI 25,4).

O texto-base desse 4º Congresso Vocacional quer ser um auxílio para que todas as instâncias eclesiais se sintam motivadas e preparadas para, em espírito de comunhão e participação, se deixar atingir pela questão vocacional. Quer também servir para promover a construção de processos de acompanhamento vocacional em todas as comunidades.

  1. Hino oficial do 4º Congresso Vocacional – A Grande Decisão 04:14

Hino oficial do 4º Congresso Vocacional – A Grande Decisão:

Partitura do hino do 4º Congresso Vocacional – A Grande Decisão:

Logomarca do Encontro Vocacional (Alta qualidade – 300 pixels):


Texto-Base 4º Congresso Vocacional em pdf:

Dom Jaiine Spengler, OFM
Arcebispo de Porto Alegre – RS
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB

Hino do 4º Congresso Vocacional do Brasil

Hino do 4º Congresso Vocacional

Letra e Música: D. Pedro Brito Guimarães

01 – Mostrai-me, ó Senhor, vosso caminho
e fazei-me conhecer a vossa estrada.
Porque sois o Deus Amigo,
porque sois o Deus Irmão,
Vós que sempre estais comigo, amo a minha vocação!

Um passo à frente,
levante a cabeça,
contemple o infinito ao seu redor,
há muitos operários sem missão.
E passo a passo, estenda suas mãos,
desfaça a incerteza e o temor.
É hora de uma grande decisão!

02 – Mostrai-me, ó Senhor, a vossa face
e fazei-me contemplar vossa beleza.
Porque sois o Deus da vida,
Sois o Deus da Criação,
Sois o Deus que me convida,
Sois o Deus de Coração!

03- Mostrai-me, ó Senhor, vossa bondade
e fazei-me conhecer a salvação!
Porque sois o Deus Clemente,
porque sois o Deus Amor,
porque sois o Deus Presente,
Sois o Deus que me chamou!

Porque é hora, é agora,
É a hora de uma grande decisão,
Pois, Deus espera, Deus espera,
Deus espera pela minha decisão!
Porque é hora, é agora,
É a hora de uma grande decisão,
Pois, Deus espera, Deus espera,
Deus espera pela sua decisão!
Deus espera pela minha decisão!
Deus espera pela sua decisão!

Baixe a Partitura do hino do 4º Congresso Vocacional – A Grande Decisão:

Baixe o Hino oficial do 4º Congresso Vocacional – A Grande Decisão:

CNBB / Portal Kairós

Oração do 4º Congresso Vocacional do Brasil

Oração

Pai Santo,
“Todo dom precioso e toda dádiva perfeita”
de ti procedem.
Teu filho Jesus Cristo
anunciou o teu Reino de amor
e nos chamou a segui-lo.

No Espírito Santo
fomos batizados
para responder generosamente
a essa vocação.
Por isso te pedimos,
renova esse convite na Igreja,
para que adolescentes e jovens
possam escutar os teus apelos
com olhos atentos aos sinais dos tempos.

Que a Virgem Maria, Senhora Aparecida,
Acompanhe a todos que ouvem a tua voz
E com ela possam proclamar:
“eis-me aqui, faça-se em mim,
Conforme a tua palavra”.

Amém!

CNBB / Portal Kairós

Resumo do texto-base do 4º Congresso Vocacional do Brasil

Pastoral Vocacional

A CAMINHADA DA PASTORAL VOCACIONAL: CONTEXTO E MEMÓRIA

Nos dias 21 a 23 de junho, no Colégio Maristinha, em Brasília (DF), aconteceu o Pré-Congresso Vocacional do Brasil para a Vida Religiosa Consagrada com o tema: “Vocação 360°; Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4).

A caminhada vocacional da Igreja do Brasil

À luz do Documento de Aparecida e em conformidade com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019), fazemos uma breve memória de alguns importantes acontecimentos vocacionais. Em âmbito mundial recordamos a recente celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965) e os 50 anos da instituição do Dia Mundial de Oração pelas Vocações (1964). Em âmbito continental, os dois Congressos Vocacionais da América Latina e Caribe (1994 e 2011). Em âmbito nacional, os dois Anos Vocacionais (1983 e 2003); os três Congressos Vocacionais (1999, 2005 e 2010), e o Simpósio Vocacional do Brasil (2014). A caminhada da Igreja no Brasil a compromete cada vez mais com a dimensão vocacional. Em cada etapa desse processo, a ação pastoral, que promove as vocações específicas e desenvolve a consciência vocacional de todos os batizados, tendo sido enriquecida com novos elementos, dinâmicas, conceitos e linguagem. Recentemente, a Conferência dos Bispos reafirmou que a “a pastoral vocacional se torna prioritária neste novo momento da história da evangelização, colaborando para suscitar e acompanhar vocações para o serviço da comunidade e para a atuação profético-transformadora na sociedade”.

Na caminhada vocacional alguns eventos foram determinantes para a construção da identidade que hoje caracteriza o serviço de animação vocacional na Igreja do Brasil. O Concílio Vaticano II, ao resgatar a experiência eclesial cristã primordial, recupera, sobretudo, sua eclesiologia de comunhão. Esta sensibilidade suscita na Igreja, a partir da Europa e depois na América Latina, uma grande preocupação com a questão vocacional e dá origem a uma série de iniciativas. Esse contexto contribui para que, na Igreja do Brasil, passos significativos sejam dados com o objetivo de incrementar uma consciência vocacional em todo o Povo de Deus, resgatando a comunidade eclesial como o lugar da efetiva participação de todos os batizados na missão da Igreja.

As inúmeras iniciativas e experiências bem sucedidas nos vários regionais da CNBB e nas dioceses levam a instituir “agosto” como o mês vocacional; assumido em âmbito nacional, em 1981, com o objetivo de ser um tempo especial de reflexão e oração pelas vocações e ministérios. A mesma Assembleia aprova também a celebração de um Ano Vocacional (1983), durante o qual, para atender à solicitação da 20ª Assembleia Geral da CNBB, foi publicado um Guia Pedagógico de Pastoral Vocacional, que representa um marco importante na trajetória vocacional da Igreja no Brasil.

A realização do I Ano Vocacional (1983), com o tema: “Vem e segue-me”, mobiliza a Igreja do Brasil em um grande mutirão pelas vocações “gerando uma nova mentalidade e uma nova consciência vocacional”. Favorece e amplia o reconhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela promoção, cultivo e formação das vocações. A fecundidade desse tempo gerou muitos frutos que perduram até hoje. Nesse contexto, em 1993, funda-se o Instituto de Pastoral Vocacional constituído por congregações e institutos religiosos de carisma vocacional, com o objetivo de “servir a Igreja no campo das vocações e ministérios”; missão que desenvolve através da Escola Vocacional (ESPAV), simpósios, publicações e assessorias.

Leia mais