Campanha da Fraternidade 2020 – Cobertura completa

0Dias0Horas0Minutos0Segundos

Para a abertura da Campanha da Fraternidade 2020

Estudo e resumo do texto-base da CF-2020

APRESENTAÇÃO

Na Campanha da Fraternidade (CF) 2020, somos convidados a olhar com mais atenção para a vida. Constata-se que a vida das pessoas chegou a um ponto que esbarra em uma série de angustiantes indagações.

  1. O que aconteceu conosco?
  2. Por que vemos crescer tantas formas de violência, agressividade e destruição?
  3. Perdemos, de fato, o valor da fraternidade?

Em meio a tantas questões, a CF 2020 e o Portal Kairós convocam à reflexão sobre o significado mais profundo da vida e a encontrar caminhos para que esse sentido seja fortalecido ou reencontrado. É por isso que a CF 2020 proclama: a vida é Dom e Compromisso! Seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar. Significa não passar cego às dores das pessoas.

Diante de tanta indiferença se torna urgente testemunhar e estimular a solidariedade (Mateus 25,45). Não temamos se nos sentirmos pequenos diante dos problemas. Lembremo-nos de Santa Dulce dos Pobres, mulher frágil no corpo, mas uma fortaleza peregrinante pelas terras de São Salvador da Bahia de todos os Santos. Santa Dulce dos Pobres é testemunho irrefutável de que a vida é dom e compromisso. É Santa Dulce dos Pobres, que intercede por nós no céu.

BOM SAMARITANO: COMPAIXÃO E CUIDADO COM A VIDA

Estudo e resumo do texto-base da CF-2020

A CF 2020 toma como referência a Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10, 25-37). A Parábola do Bom Samaritano é composta por personagens anônimos. O Sacerdote e o Levita, desviam-se do homem ferido, pois não tinham tempo para ele. O Samaritano aproxima-se da vítima dos salteadores e, movido pela compaixão, gasta seu tempo, ficando com ele à noite na hospedaria. No dia seguinte paga as despesas da sua estadia e promete retribuir ao dono da hospedaria tudo o que por ventura gastasse a mais para cuidar daquele que sofreu o assalto.

A postura inesperada do Samaritano contém o centro do ensinamento de Jesus: o próximo não é apenas alguém com quem possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos. Não é a Lei, vínculo sanguíneo ou ligação afetiva que estabelecem as prioridades, mas a compaixão, que impulsiona a fazer pelo outro aquilo que nos é possível, rompendo com toda indiferença. A lei é esta: todos devem ser amados, sem distinção.

Ser capaz de sentir compaixão é a chave da obediência à vontade de Deus, que ama toda a criação: Servir! Ver! Sentir, ter compaixão e cuidar é o autêntico Programa Quaresmal.

Quaresma é tempo de abertura ao mistério da dor, morte e a cruz do Crucificado, Vencedor da Morte. A Igreja recorda que esse caminho do calvário e vitória de Cristo, exige de nós jejum, oração e a esmola. No jejum somos conectados à dor dos que tanto sofrem pela falta de vida digna. A oração, diálogo de amor e amizade, é aproximação que nos possibilita sermos tocados pelo amor e ternura de Deus. A esmola é a partilha de vida, cuidado amoroso que nasce da liberdade da renúncia para a entrega amorosa. Jesus é o verdadeiro bom Samaritano que se aproxima dos homens e das mulheres que sofrem e, por compaixão, lhes restitui a dignidade perdida. A entrega de Jesus na cruz é apenas o culminar desse estilo que marcou toda a sua vida.

1ª PARTE “VIU”

1ª PARTE - "VIU"

VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE (LUCAS 10,33-34)

LEIA MAIS

Literatura para trabalhar a Campanha da Fraternidade 2020

Estes materiais foram organizados especialmente para você e seus estudantes.

Aqui, você vai encontrar propostas de atividades baseadas em obras literárias infantis e infanto-juvenis que possibilitam o trabalho com o tema integrador da Campanha da Fraternidade 2020.

O tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) favorecem a percepção da vida que se manifesta tanto na beleza e na alegria quanto nas feridas que eventualmente machucam e que, se não forem cuidadas, podem ameaçar a vida.

Consideramos que as sugestões de obras literárias indicadas abaixo, para download, possam ajudar você a trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade 2020 com seus estudantes e sugerimos, para cada obra literária, a realização de uma atividade para aprofundar o tema.

Ó Maria, aurora do mundo novo,
Mãe dos viventes, confiamos-vos a causa da vida:
olhai, Mãe, para o número sem fim de crianças
a quem é impedido nascer,
de pobres para quem se torna difícil viver,
de homens e mulheres vítimas de inumana violência,
de idosos e doentes assassinados pela indiferença
ou por uma falsa compaixão.
Fazei com que todos aqueles que creem no vosso Filho
saibam anunciar com desassombro e amor aos homens
do nosso tempo o Evangelho da vida.
Alcançai-lhes a graça de o acolher como
um dom sempre novo, a alegria de o celebrar
com gratidão em toda a sua existência, e a coragem
para o testemunhar com grande tenacidade, para construírem,
juntamente com todos os homens de boa vontade, a civilização
da verdade e do amor, para louvor e glória de
Deus Criador e amante da vida.
Amém!  São João Paulo II – Carta Encíclica Humanae Vitae

Editora SM
Editora Moderna
Editora Melhoramentos
Editora Brasil
Editora Biruta

Baixe sugestões de livros sobre a temática da CF 2020:

Na Área Especial

Formação para a CF 2020 – Irmã Dulce – 198 páginas:

Formação para a CF 2020 – Irmã Dulce – 313 páginas:

Livros pedidos nas escolas

Colorindo e recortando na Catequese e Fraternidade 2020

Conversar sobre a Campanha da Fraternidade com as crianças, nas turmas de catequese, é essencial.

São elas que levam para casa os argumentos aprendidos nos encontros catequéticos e, assim, ajudam sua família a refletir sobre o tema.

Por isso lançamos o livro (e-book) EXCLUSIVO: Colorindo e recortando na Catequese e Fraternidade 2020, destacamos imagens para colorir e recortar que podem ser trabalhadas na catequese infantil para fixar o tema da CF-2020 com as crianças. São mais de 50 imagens sobre o tema.

Material também para trabalhar nas escolas, pastorais e grupo de oração de crianças.

Baixe Colorindo e recortando na Catequese e Fraternidade 2020 em pdf:

Será lançado em breve!

Portal Kairós

Vídeo: Cordel da Irmã Dulce dos pobres

Cordel da Irmã Dulce dos pobres

Cordel da Fraternidade 2020

Poesia da Fraternidade 2020

Portal Kairós

Curitiba contará com seminário sobre o tema da CF 2020

O seminário será no dia 10 de fevereiro, dezesseis dias antes da abertura oficial da Campanha. O evento é gratuito e voltado a todos que queiram se aprofundar no tema deste ano, para multiplicar ações da Campanha da Fraternidade junto à sua comunidade.

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a Campanha da Fraternidade de 2020 será inspirada na irmã Dulce dos Pobres, canonizada em novembro pelo Papa Francisco. O tema desperta reflexão sobre as diversas as ações de cuidado em favor da vida promovidas pela Igreja em várias partes do Brasil e também sobre “as diversas situações onde a vida tem sido descuidada e necessita de uma intervenção evangélica fruto de um coração convertido pela Palavra de Deus”, como afirma o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista.

A tradicional campanha promovida pela Igreja no Brasil iniciará na quarta-feira de cinzas. Em Curitiba, será realizado um seminário no dia 10 fevereiro, voltado especialmente para agentes das diversas pastorais das paróquias e comunidades. A proposta é que conheçam melhor o tema da Campanha da Fraternidade deste ano e possam contribuir como multiplicadores da Campanha, propondo ações em suas paróquias, escolas, movimentos eclesiais, ou outros.

O Seminário Arquidiocesano da Campanha da Fraternidade contará com a assessoria de Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, que trabalhará o tema da Vida e da Compaixão. O evento contará com abertura do arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, e com a participação da coordenação local da Campanha da Fraternidade.

Participe

O evento é gratuito e destinado a todos que queiram saber mais sobre a CF 2020 e que possam levar ações e reflexões para suas paróquias, comunidades, escolas, movimentos eclesiais, pastorais ou outros grupos.

Curitiba contará com seminário sobre o tema da CF 2020

Data: 10 de fevereiro de 2020 –  19h às 21h30,
Local: Auditório da Associação Evangelizar – Praça Senador Correia, 55 – Centro (em frente ao terminal Guadalupe)
Inscrições: Clique aqui

Arquidiocese de Curitiba / Portal kairós

Literatura popular: cordel da Campanha da Fraternidade 2020

Literatura de cordel também conhecida aqui no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

Cordel da Campanha da Fraternidade 2020

Cordel da Fraternidade 2020

Bastinha Job

Fraternidade e Vida,
o dom e o compromisso
um tema que dá guarida
e que ninguém fuja disso;
2020 – A Campanha
ao ser humano acompanha
passo a passo seu problema:
viu e sentiu compaixão,
cuidou dele, do irmão
o pilar forte do lema.

Nessa era de egoísmo
que reina no universo,
consumismo, egocentrismo
tornando o homem perverso;
ver, mas finge que não ver
na frieza a se esconder
não age como humano;
esquece aquela passagem
que explica a fé e a coragem
de um bom samaritano.

Ao longo de muitos tempos
a nossa Igreja católica
ultrapassa contratempos
nessa missão apostólica:
são vários e vários temas,
diversificados lemas,
políticas públicas, saúde
família, ecologia
educação, moradia
e, melhor, dar atitudes.

De modo atento olhar
o próximo, com atenção,
a si, ao outro enxergar
e tomar a decisão:
planeta, ou casa comum
onde dois possam ser um
isso é a grande pedida;
o evangelho ensinou
o Mestre assim rubricou
na prática que é a vida.

A Campanha sempre foca
preceitos dos evangelhos
e tudo que ela enfoca
serve pra moços ou velhos;
Lucas, além de doutor,
foi grande investigador
e nos evangelhos seus
de Marcos e de João
detalham com perfeição
como o fez também Mateus.

A conferência oferece
um panorama completo
referência que se tece
com relevância e afeto:
quaresma em 2020,
ser compassivo é requinte
é ver, sentir e cuidar;
ninguém deve ser omisso
e ter como compromisso
mesmo pouco partilhar.

Com Irmã Dulce dos Pobres
nossa Campanha se alia
pelas atitudes nobres
da Santa, que a Bahia
fez dela a inspiração
de fecunda doação
dedicada a pobreza
a cada um ajudava
bálsamo que aliviava
a dor de tanta incerteza.

Quer a CNBB
a vida em mutirão
que todos, eu e você
sejam verbos de ação
o homem substantivo
é parasita, inativo
deve mudar esse texto;
tem que sentir e ajudar
jamais os braços cruzar;
aí, sim, muda o contexto.

LEIA MAIS