Hora da Família 2020

Dom Bruno Elizeu Versari detalha celebrações da SNF 2020

A Diocese de Campo Mourão preparou um vídeo de dom Bruno Elizeu Versari detalhando as celebrações da Semana Nacional da Família 2020, que será animada por meio dos encontros propostos no Hora da Família Especial.

Neste ano, o tema da SNF é “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24, 15).

Confira o vídeo compartilhado conosco:

Hora da Família 2020: Eu e minha família serviremos ao Senhor

Portal Kairós

Baixe o pacote de imagens para a Semana Nacional da Família 2020

A Pastoral Familiar em todo o Brasil prepara para agosto a Semana Nacional da Família. De modo a ajudar na divulgação das atividades nas comunidades, durante esta grande celebração, o Portal Kairós e a Pastoral Familiar disponibilizaram um pacote de imagens para download gratuito.

As imagens podem ser adaptadas de acordo com a divulgação dos eventos comunitários, paroquias, diocesanos e regionais. Os grupos poderão contar com o material para produção de artes de camisetas, banners virtuais e impressos, artes para rede social, entre outros materiais.

Baixe as imagens no link abaixo.

Imagens para trabalhar o Hora da Família 2020:

Baixe também

Cartão de Dia dos Pais 2020 – 10 modelos (imagens):

Portal Kairós

A Semana Nacional da Família de 2020

Já está disponível, da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), o subsídio Hora da Família – Edição Especial (livrinho tradicional) da Semana Nacional da Família 2020, com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15). O livrinho com roteiro de celebrações está em sintonia com o Mês Vocacional e pretende celebrar a vocação de ser família.

Semana Nacional da Família de 2020

“Na alegria do Evangelho queremos viver plenamente a vontade do Senhor em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas casas. Neste ano, o subsídio Hora da Família convoca todos os grupos de reflexão para vivenciarem a dimensão do serviço. O Hora da Família se coloca a serviço da Igreja e da construção do Reino de Deus começando em nossas casas”, escreveu o bispo de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, na apresentação do material. A sugestão é a vivência dos encontros como um “itinerário de aprofundamento da fé em família a serviço da comunidade”.

A Semana Nacional da Família neste ano de 2020 ocorre de 9 a 15 de agosto, tendo início no Dia dos Pais, data à qual é dedicado o primeiro dos sete encontros do livrinho. No roteiro, sugestões de preces e uma oração que as finaliza, que poderão ser rezadas nas missas daquele domingo, aproveitando para destacar a abertura da Semana Nacional da Família. A proposta é que os encontros seguintes ocorram nas casas, se possível antes do almoço ou do jantar.

Para a quinta-feira, a proposta do 5° encontro é um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, se for possível, realizado nas paróquias. Como muitas comunidades e grupos talvez não tenham essa possibilidade, sugere-se que faça um momento com a Palavra de Deus. O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB e secretário-executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, recorda o exemplo do Papa Francisco que celebrou neste ano o Domingo da Palavra, entronizando a Bíblia com “um belo gesto nessa direção”. O assessor explica que o roteiro ajudará a realizar a celebração “de modo sóbrio e bonito”.

Também com dimensão celebrativa e favorecendo a participação das crianças, os demais encontros buscam aprofundar a vocação da família como Igreja Doméstica. Nesse sentido, no contexto do mês vocacional, o material contou com a “colaboração generosa” da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Baixe materiais para o Hora da Família 2020

Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Os sete encontros para a  Semana Nacional da Família de 2020

01 – Celebração do Dia dos Pais
02 – Amados e Chamados por Deus
03 – Família e Matrimônio
04 – Família e Educação
05 – Hora Santa da Família
06 – Família e Compromisso com a Vida
07 – Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Ao final do livrinho, é oferecido um boletim de apoio para a prevenção do suicídio, além de indicação de quatro passos para ajudar uma pessoa com este tipo de ideação.

Pastoral Familiar – cnpf.org.br / Portal Kairós

Apresentação do Hora da Família 2020, eu e minha casa serviremos ao Senhor

Tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15)
De 9 a 15 de agosto

Apresentação do Hora da Família 2020

Hora da Família – Semana Nacional das Famílias 2020

Apresentação do Hora da Família 2020

A Igreja celebra no mês de agosto as diversas vocações. O Hora da Família 2020, Edição Especial, em comunhão com a Igreja, celebra a vocação comum: ser família. Na família todas as vocações nascem e se encontram.
Nesta edição chamo a atenção para alguns aspectos que ajudarão a celebrar bem a Semana Nacional da Família 2020.

O primeiro Encontro traz sugestões de preces e uma oração que as finaliza, que poderão ser rezadas nas missas no dia dos pais, aproveitando para destacar a abertura da Semana Nacional da Família 2020. Em seguida, nas casas, quem sabe antes do almoço ou da janta, possa-se celebrar com o roteiro anexo.

Na quinta-feira, o 5° Encontro é uma Adoração. Se for possível, realizá-la nas paróquias, com exposição do Santíssimo Sacramento, mas como muitas comunidades e grupos talvez não tenham essa possibilidade, sugiro que faça um momento com a Palavra de Deus. Poder-se-ia dizer: fazer uma Adoração da Palavra? Sim! João diz claramente que a Palavra se fez Carne, a Palavra é Jesus, adoramos Jesus. O Papa Francisco, no Domingo da Palavra fez um belo gesto nessa direção. O roteiro ajudará a realizar a celebração de modo sóbrio e bonito!

Os demais encontros vão na mesma direção, aprofundando a vocação da Igreja Doméstica: a família. É oportuno que as crianças participem através de atividades próprias.

Outra preocupação da Comissão Episcopal para a Vida e Família é trabalhar em conjunto com a Igreja. Por isso, sendo o mês de agosto dedicado às vocações, agradeço a colaboração generosa da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Um obrigado especial às famílias que fazem parte do grupo de produção e estudo, que belamente têm contribuído com nosso trabalho.

Baixe materiais para o Hora da Família 2020

Boa e Santa Semana Nacional da Família!
Pe. Crispim Guimarães dos Santos
Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da
CNBB e Secretário Executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar

Livrinho Hora da Família 2020 em pdf:

Pastoral Familiar – cnpf.org.br / Portal Kairós

Subsídio Hora da Família 2020 terá encontros mensais

O subsídio Hora da Família 2020, utilizado em todo o Brasil durante a Semana Nacional da Família, no mês de agosto, agora terá encontros mensais. A partir de 2020, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) irá oferecer um material com encontros para cada mês, além do que é proposto tradicionalmente.

Para o próximo ano, o tema proposto é “Família, casa da Palavra”, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), as quais propõem como pilares das “comunidades eclesiais missionárias” a palavra, o pão, a caridade e a missão.

“As comunidades, as casas, serão agraciadas com as DGAE e chamadas a ser Comunidades Eclesiais Missionárias. Desta forma, o subsídio Hora da Família continuará a oferecer às famílias do Brasil a oportunidade de colocar em prática, pela meditação da Palavra de Deus e gestos fraternos, a misericórdia do Pai, na Casa que se abre para acolher e a anunciar os benefícios da vivência da Palavra, assim como, na comunidade que carece da Alegria do Evangelho”, explica o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães dos Santos.

A proposta de um subsídio mensal nasce do desejo de aumentar os benefícios colhidos pelas famílias na segunda semana de agosto para o ano inteiro. Também há o desejo de contribuir para com aqueles grupos que já usavam o Hora da Família por sete meses, aproveitando para realizar os encontros mensais nos grupos paroquiais porque não tinham materiais adequados às famílias.

O intuito, desta forma, é colaborar com as famílias de modo efetivo e ajudar a fazer conhecidos os documentos da Igreja, realmente na base. “A CNBB perguntou às Comissões: ‘como faríamos para tornar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora parte efetiva do nosso trabalho?’ Acreditamos que existem muitas formas, mas nenhuma será mais eficaz que todo mês entrar na casa e no coração de cada família, falando da Palavra de Deus e daquilo que as DGAE propõem, numa linguagem compreensível”, afirma padre Crispim.

Os encontros disponíveis

Já estão disponíveis para baixar dois encontros do Hora da Família 2020. O primeiro foi preparado para o dia 31 de dezembro, uma celebração da Sagrada Família com o título “A Santidade na Sagrada Família de Nazaré”. O outro é o encontro do mês de janeiro, com o tema “A Festa”.

Baixe dois dos encontros do Hora da Família 2020:

CNPF / Portal Kairós