Hora da Família 2016 – Misericórdia na Família: Dom e Missão

Orações para a Hora da Família 2016

Confiras as orações do subsídio da CNBB
oracao_com_familia1

Vamos rezar com toda a família

Oração inicial

Dirigente: A oração é o contato íntimo do fiel com Deus. Assim, tudo deve começar, progredir e finalizar com a oração.

Todos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor, enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra. Oremos: Ó Deus que instruístes os corações de Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo este mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua Consolação, por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oração do Papa Francisco para o jubileu da Misericórdia

Coro 1: Senhor Jesus Cristo, vós que nos ensinastes a ser misericordiosos, como o Pai Celeste, e nos dissestes que quem Vos vê, vê a Ele.
Mostrai-nos o Vosso rosto e seremos salvos.

Coro 2: O Vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro; a adúltera e Madalena de colocar a felicidade apenas numa criatura; fez Pedro chorar depois da traição, e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido.

Todos: Fazei que cada um de nós considere como dirigida a si mesmo as palavras que dissestes à mulher samaritana: “Se tu conhecesses o dom de Deus!” (Jo.4,10)

Coro 1: Vós sois o rosto visível do Pai invisível, do Deus que manifesta sua onipotência, sobretudo no perdão e na misericórdia: fazei que a Igreja seja no mundo o rosto visível de Vós, seu Senhor, ressuscitado e na glória.

Coro 2: Vós quisestes que os Vossos ministros fossem também revestidos de fraqueza, para sentirem justa compaixão por aqueles que estão na ignorância e no erro: fazei que todos os que se aproximarem de cada um deles se sintam esperados, amados e perdoados por Deus.

Todos: Enviai o Vosso Espírito e consagrai-vos a todos com a sua unção, para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça no Senhor, e a Vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo, levar aos pobres a alegre mensagem, proclamar aos cativos e oprimidos a libertação e aos cegos restaurar a vista.

Nós Vo-lo pedimos, por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, a Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.

Todos: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre.

Amém.

Oração final

Dirigente: Os Santos, com seu exemplo e intercessão, nos inspiram a viver o projeto de Deus. Invoquemos, portanto, a Santa Mãe de Deus, ao encerramos este encontro.

Súplica a Mãe de Misericórdia

Roga por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Roga por todas as famílias, Santa Mãe de Jesus Cristo, para que comecem em sua casa a verdadeira fraternidade cristã!
Roga pelos filhos e pelos pais, Santa Mãe da Igreja, para que imitem os teus exemplos em Nazaré!
Roga pelas mães abandonadas, pelas mães sofridas, roga pelos filhos sem família, pelos órfãos sem amor!
Roga pelos pais em todas as situações sociais: trabalhadores, explorados, doentes, desempregados.
Roga pelos sem teto, sem pão, sem instrução, sem defesa!
Roga pelas crianças que não podem nascer, roga pelos pais que não podem criar seus filhos com decência!
São tantas as ameaças contra a família…
Mostra que és Nossa Mãe: pede a Jesus por todos nós!
Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria!

Todos: Amém… Pai Nosso… Ave Maria…

Subsídios para Hora da Família 2016 da CNBB

Baixe os subsídios:
Cartaz
Capa do livrinho
Banner
Oração inicial
Oração final

Cantos e Hinos para a Hora da Família 2016

SNF2016‬

Estamos vivendo o Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. Ele nos convida a conhecer e aprofundar o sentido da Misericórdia de Deus, e deixarmo-nos tocar por ela. Tocados pela Misericórdia do Pai, como filhos e filhas fiéis, vamos aprender a usar de misericórdia nas relações com nossos irmãos e irmãs, sobretudo aqueles e aquelas que mais necessitam deste toque amoroso que cura, salva e liberta.

Rezemos para nossa família e todas as outras

Rezemos para nossa família e todas as outras

O “Hora da Família”, subsídio precioso de estudo, reflexão e oração, nos convida a realizar nos grupos pastorais, de vizinhos, de amigos, ou na intimidade do nosso lar, importante reflexão a respeito das obras de misericórdia. Queremos conhecer um pouco melhor o jeito de Deus ser e agir com seus filhos e filhas, para que possamos transformar o nosso ser e nosso agir para com os outros. O próprio Jesus faz o convite “Sede misericordiosos, como vosso Pai é Misericordioso” (Lc.6,36).

Precisamos, diante deste convite, olhar para o Pai Misericordioso, como as crianças olham para seu amado papai, buscando Nele o modelo do seu ser e do seu agir, e, assim, entendermos que a misericórdia de Deus é, a um só tempo, um dom para nossa família e, também, uma missão.

É dom porque a família nasce das mãos criadoras do Pai, e recebe dele todo sustento e auxílio necessários para crescer, desenvolver e frutificar. Mesmo quando os membros da família não correspondem ao seu projeto, e nada têm a oferecer, ainda assim o Pai os ama, chama, busca, acolhe e os cura, gratuitamente.

É missão porque a Misericórdia é a expressão de um amor profundo e verdadeiro capaz de buscar e salvar aqueles que estão perdidos, curar os que estão feridos e dar a todos a oportunidade de ser bom de novo. No ano de 2015 refletimos que “O Amor é a nossa Missão”, neste ano vamos compreender, ainda melhor, a qualidade do amor com que somos amados e devemos amar: A Misericórdia.

Pe. Moacir Silva Arantes