Apresentação da Campanha da Fraternidade 2020 – CF 2020

Apresentamos a Campanha da Fraternidade 2020

Apresentação da Campanha da Fraternidade 2020

Campanha da Fraternidade 2020 – CF-2020
Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)
Tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”

Materiais e subsídios para a Campanha da Fraternidade 2020
Materiais de formação sobre a Santa Dulce

A Campanha da Fraternidade é um modo privilegiado pelo qual a Igreja no Brasil vivenda a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não separar a conversão do serviço aos irmãos e irmãs, à sociedade e ao planeta, nossa Casa Comum. A cada ano, um tema é destacado como sinal de que realmente necessitamos de conversão. Assim, a Campanha da Fraternidade já nos convidou a enfrentar realidades muito próximas dos brasileiros, por exemplo: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques. Em cada um desses temas tão específicos, temos sido convidados a alargar nosso olhar e a perceber que o pecado ameaça a vida como um todo.

Neste ano, somos convidados a olhar, de modo mais atento e detalhado, para a vida Longe de ser uma mera repetição de assunto exaustivamente abordado, o tema vida emerge em nossos dias como um clamor que brota de tantos corações que sofrem de inúmeras formas e da criação que se vê espoliada (LS, n. 53). Como nos indicou a Campanha da Fraternidade de 2019, que tratou das políticas públicas, esse clamor se depara com a insuficiência de ações efetivas para a superação dos problemas.

O olhar que se eleva para Deus, no mais profundo espírito quaresmal, volta-se também para os irmãos e irmãs, contempla o planeta, identificando a criação como presente amoroso do Senhor. Percebe-se também que não estamos cuidando como deveríamos desse amoroso presente divino.Constata-se que chegamos a um ponto em que até mesmo a nossa condição humana mais profunda esbarra em uma série de angustiantes indagações.

– O que aconteceu conosco?
– O que vem ocorrendo com a humanidade, que, embora percebendo o aumento dos números de sofrimentos, parece não mais sensibilizar-se com eles?
– Teríamos deixado se perder o sentido mais profundo da vida?
– Diante, por exemplo, de concepções de felicidade individualista e consumista, não estaríamos nos esquecendo do significado maior da existência?
– Por que vemos crescer tantas formas de violência, agressividade e destruição?
– Perdemos, de fato, o valor da fraternidade?

Em meio a tantas questões, apresentamos a Campanha da Fraternidade2020 que nos convoca a refletir sobre o significado mais profundo da vida e a encontrar caminhos para que esse sentido seja fortalecido e, algumas vezes, até mesmo reencontrado. Não será uma Campanha que abordará apenas uma dentre tantas questões angustiantes, consequências do pecado. Será uma Campanha que, olhando transversalmente as diversas realidades, nos interpelará a respeito do sentido que estamos, na prática, atribuindo à vida nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

Para nos ajudar, nunca será demasiado recordar o que o Papa Francisco conclamou, logo no início do seu pontificado, quando visitou a ilha de Lampedusa, sul da Itália, em julho de 2013. Aquela era a primeira viagem que ele fazia depois de assumir a missão de sucessor de Pedro. Da pequena ilha no Mar Mediterrâneo, o Papa nos convocou a vencer a “globalização da indiferença”. Se já não somos mais capazes de perceber a desumana dor ao nosso lado, também nós nos tornamos desumanizados.

É por isso que a Campanha da Fraternidade de 2020 proclama: a vida é Dom e Compromisso! Seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar. A vida é essencialmente samaritana, tal qual o homem que interrompeu sua rotina para cuidar de quem estava caído à beira do caminho (Lc 10,25-37). Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs.

BOLOGNA, ITALY - APRIL 18, 2018: The icon of Parable of the Good Samaritan in church Chiesa di San Pietro by Giovanni Paolo Bardini.

Bolonha, Itália – 18 de abril de 2018: O ícone da parábola do bom samaritano na igreja Chiesa di San Pietro por Giovanni Paolo Bardini.

Para combater a autossuficiência, somos quaresmalmente convidados a redescobrir o dom de Deus (Jo 4,10). Vivendo a conversão e buscando assumir o espírito da Quaresma com toda a sua riqueza espiritual. Diante da inconsequência, somos interpelados a recuperar o valor do compromisso (Lc 14,25-33). Assustados pela indiferença, torna-se urgente testemunhar e estimular a solidariedade (Mt 25,45).
Em Jesus Cristo, vencedor do pecado e da morte, somos vocacionados ao intercâmbio do cuidar: cuidamos uns dos outros, cuidamos juntos da Casa Comum, porque Deus sempre cuida de todos nós (SI 8,4; Is 49,15; 1 Pd 5,7)!

Permita o Bom Deus que cada pessoa, grupo pastoral, movimento, associação, Igreja Particular, enfim, o Brasil inteiro, motivado pela Campanha da Fraternidade, possa ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade.
No Portal Kairós, como de costume, serão apresentadas algumas sugestões para o agir. Muito mais pode ser feito quando o coração se abre para o intercâmbio do cuidado, e a criatividade se deixa conduzir pela fraternidade e pela solidariedade.

Não nos acomodemos com a virulência do pecado. A Quaresma é um tempo para reforçarmos em nós a fé no Ressuscitado. Jesus venceu a morte. Jesus derrotou o pecado. Nele, com Ele e por Ele, também nós o faremos, reconstruindo os laços, unindo os corações, as mentes e a sociedade.

Não temamos se nos sentirmos pequenos diante dos problemas. Lembremo-nos de Santa Dulce dos Pobres, mulher frágil no corpo, mas fortaleza peregrinante pelas terras de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Dulce, presença inquestionável do amor de Deus pelos pobres e sofredores. Dulce, incansável peregrina da caridade e da fraternidade. Dulce, testemunho irrefutável de que a vida é dom e compromisso. Dulce que via, se compadecia e cuidava. Dulce que intercede por nós no céu.

Assista o documentário
Caridade verdadeira: as obras sociais da Irmã Dulce

CD da Campanha da Fraternidade 2020

Envie as notícias de sua paróquia, diocese ou grupo para gente!
Acervo de hinos das CFs
Cronologia das CFs
Downloads da CF 2020

Na Área Especial

Baixe o PowerPoint CF 2020 – Possibilidades Pedagógicas:

Baixe o PowerPoint CF 2020 – Fundamentos da Campanha:

Baixe o PowerPoint CF 2020 -Resumo 55 páginas:

CNBB / Portal Kairós

Receba novidades

Something Wrong while submiting form.