O cuidado e a valorização da vida, centro do Evangelho, estará ainda mais na pauta da Igreja Católica do Brasil nos próximos meses. Isso porque este é o apelo da Campanha da Fraternidade 2020, que tem na Santa Dulce dos Pobres sua principal inspiração. Para motivar, fazer refletir e instrumenalizar agentes de todo o Estado, o Regional Sul 3 da CNBB, em parceria com CEBI – Centro de Estudos Bíblicos e a Editora Paulus, organizou o Seminário Campanha da Fraternidade 2020, realizado em duas turmas lotadas nos dias 20 e 21 de novembro no auditório da Paulus, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Além de chamar a atenção para a vida que deve ser preservada desde a concepção até o seu fim natural, a Campanha do próximo ano põe a atenção nas mais variadas formas de degradação da vida em nosso país, passando pelos migrantes, indígenas, presos, dependentes químicos, desempregados e também os que possuem alguma doença mental, causadora de sofrimentos diversos, como o suicídio. Discutido recentemente no Sínodo dos Bispos para a Amazônia, a Casa Comum, como o Papa Francisco chama a natureza e seus recursos, também está no centro da motivação da CF.
Conteúdos
A reflexão sobre o tema da Campanha (“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” – Lc 10, 33-34), marcou os conteúdos da formação. As palestras foram realizadas pelo padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo da CF Nacional; Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial do Conselho Missionário Regional (Comire); Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e idealizador do Observatório de Bioética da CNBB no Estado; e padre Anésio Ferla, da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, realizador de diversas ações sociais em Porto Alegre.
“Foram dois dias planejados com muito carinho. E como resposta, tivemos a significativa participação de muitas pessoas das Arquidiocese e Dioceses do Regional Sul 3. Isso nos lembra que temos uma Igreja viva e motivada para que a esta mesma vida ganhe sentido em todas as nossas atividades. Batizados e enviados, seguimos em comunhão e participação”, refletiu Sandra Zambon, secretária-executiva do Regional Sul 3 da CNBB.
Vista como um grande convite para exercer a empatia e para enxergar o Cristo no outro, a Campanha da Fraternidade 2020 traz como lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Para o padre Sereno Boesing, jesuíta da Arquidiocese de Porto Alegre, participante do Seminário, “estamos diante da necessidade de construir caminho para que o servir transforme a realidade que nos cerca”. Outro participante da formação, Jonison Mallmann, Coordenador de Pastoral da Diocese de Uruguaiana, afirmou que “a motivação é servir e cuidar como Jesus cuidou, para promover a vida e a dignidade da pessoa”.
“Minha principal motivação para a CF 2020 vem da frase do fundador de minha congregação (Congregação das Irmãs Missionárias de Carlos Borromeo/Scalabrinianas), que dizia ‘fazer o outro feliz é mais importante do que ser feliz’. O sorriso do olhar do irmão transforma meu olhar em um grande sorriso, desperta uma profunda gratidão pelo que sou e pelo dom que recebi gratuitamente para amar e servir”, afirmou a irmã Mareni Giaretta, que atua como enfermeira do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.
https://portalkairos.org/wp-content/uploads/2019/11/cf-2020-cnbb3.png500750Portal kairóshttps://portalkairos.org/wp-content/uploads/2019/09/portalkairos-site.pngPortal kairós2019-11-26 15:36:252019-12-01 15:11:36Regional Sul 3 realiza o Seminário da CF 2020
Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. Esse será o tema que pautará as ações da Igreja no Brasil no próximo ano, na Campanha da Fraternidade 2020. As comunidades católicas, inspiradas pela parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37) e, também, pela vida e pelo testemunho de Santa Dulce dos Pobres e outras figuras simbólicas da caridade no país, poderão vivenciar uma experiência de profunda caridade em favor da vida, em todas as suas dimensões.
Para impulsionar o trabalho da CF nas comunidades, a Diocese de Guaxupé convidou o secretário-executivo para Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Patriky Samuel Batista, para assessorar um encontro com lideranças pastorais. Padres, leigos e religiosos participaram da formação no dia 23 de novembro, na Cúria Diocesana.
“Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente” Santa Dulce dos Pobres
Com uma apresentação objetiva, padre Patriky apresentou o conteúdo do texto-base, além de comentar elementos que compõem a identidade da CF: o cartaz, a inspiração de Santa Dulce dos Pobres como modelo de santidade ativa, a parábola do Bom Samaritano como paradigma para a ação eclesial. O assessor apontou a adaptação do método Ver-Julgar-Agir, formato de identidade eclesial latino-americana, para o “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, ações trazidas pela parábola do Bom Samaritano que iluminam a CF 2020.
“O texto do Bom Samaritano é como um óculos para olharmos a realidade, onde precisamos viver o Evangelho”, explicou padre Patriky ao destacar o lema.
A CF 2020 terá como objetivo central: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.
Material disponibilizado pelo assessor, clique aqui.
https://portalkairos.org/wp-content/uploads/2019/11/cf-2020-guaxupe-pk.png452750Portal kairóshttps://portalkairos.org/wp-content/uploads/2019/09/portalkairos-site.pngPortal kairós2019-11-26 13:23:092019-12-01 15:15:53Formação CF 2020: discussão sobre Dom e Compromisso
Durante a viagem da presidência da CNBB à Roma, onde se encontraram com o Papa Francisco, o secretário executivo para as Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel também esteve junto do grupo e se reuniu com o Papa.
Na oportunidade padre Patriky entregou nas mãos do Papa o texto base da Campanha da Fraternidade 2020, que terá como tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. Inspirados pelo lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”( Lc 10, 33-34) –, somos convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
Para padre Patriky, o encontro foi uma alegria sem tamanho. O Papa acolheu com muita alegria a proposta da CF 2020. Todos os anos ele escreve uma mensagem para a campanha. Mostrou-se atento e interessado no tema já que também aborda a realidade das periferias existenciais além de ser um forte chamado a conversão, comentou o secretário.
Ainda com o Papa, o padre também lembrou-se da Diocese de Luz. Pediu uma benção para os amigos, familiares e para a Diocese de Luz.
Texto Base
Este Texto-Base nos oferece um panorama completo, com todo o referencial de que precisamos para viver, difundir e praticar os preceitos dessa edição da CF. Além de uma abordagem fundamentada para cada um dos pilares, “Viu, Compadeceu e Cuidou”, contém a letra do hino oficial, a oração e o conceito da arte do cartaz. Também nos apresenta dados e orientações sobre o Fundo Nacional de Solidariedade.
Rádio Vaticano / Portal Kairós
https://portalkairos.org/wp-content/uploads/2019/11/texto-base-papa-2020.png500750Portal kairóshttps://portalkairos.org/wp-content/uploads/2019/09/portalkairos-site.pngPortal kairós2019-11-07 12:00:342019-11-17 23:36:10Padre Patriky entrega texto-base da CF 2020 ao Papa
Aconteceu entre os dias 09 e 10 de novembro a formação para as equipes de campanhas da (arqui)dioceses que compõem o Regional NE 1. Cerca de 30 participantes estiveram presentes vindos de Fortaleza, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Crato, Iguatu, Quixadá e Limoeiro. A temática desenvolvida foi o estudo sistemático do Texto Base da CF de 2020, que tem como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” e tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, sendo ministrado pelo secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patricky Samuel Batista. A metodologia desenvolvida pela manhã (09) foi apresentado o VER; durante a tarde o JULGAR e no domingo o AGIR.
Para Mônica Pimentel, coordenadora regional de Campanhas, a importância desse momento é preparar as lideranças diocesanas, “porque quem vem (para a formação) é o líder que está a frente da campanha na diocese e que lá vai precisar ter um trabalho maior junto aos representantes das paróquias” e acrescenta “o tema é de muita responsabilidade para quem é agente de pastoral. Porque se nós estendemos a função da campanha e o papel que ela pode desempenhar na vida do agente pastoral, nós podemos fazer um grande trabalho de humanização esse ano.”
“E essa campanha vai trazer um outro olhar, o olhar da compaixão. É um tema bastante amplo quando se fala em relação à vida, onde nossos jovens, adultos, idosos e crianças passam por tantas momentos complicados. É um momento de olhamos para o outro. Nos sentimos motivados para levar essa Campanha à nossa Região e Arquidiocese.“, reflete Lucivângela Luz, da Região Episcopal São Francisco (Arquidiocese de Fortaleza).
Para o Secretário Executivo da Campanha, Pe. Patricky Samuel, as motivações para a realização da CF de 2020, “nós encontramos no lema ‘Viu , sentiu compaixão e cuidou dele’, essas foram as atitudes do bom samaritano, essa história que é contada por Jesus, nos ajuda a fazer aquela pausa necessária. Que a Campanha de 2020 ajude as comunidades a interromper a rotina, para cuidar de quem está a beira do caminho, necessitado de presença, de acolhida, de cura. Um coração ardente de amor por Jesus Cristo que não se contém em ver a realidade, se aproxima, cuida a partir da força da Palavra de Deus, da força do Evangelho para viver e crescer em comunidade”.
CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO
Mônica Pimentel: A Campanha da Evangelização é assumir o trabalho de organização da diocese e nas paróquias. Agora o que nós percebemos no dia a dia é que se as equipes pastorais realmente não forem de verdade, não há nem sentido para existir. Tem que ser equipes para ajudar a mudar a realidade de segurança, violência, de falta de vida digna para todos, sem exceção, e isso requer um preparo e uma organização.
Pe. Patricky Samuel: A Campanha fala da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, no qual o gesto concreto subsidiam a evangelização no Brasil, seja para manutenção dos trabalhos da CNBB, seja para o fomento missionário das diversos iniciativas nos regionais. É bem verdade que nosso povo é muito generoso, mas ainda podemos crescer na generosidade e na corresponsabilidade no anuncio do Evangelho.
Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional / Portal Kairós
https://portalkairos.org/wp-content/uploads/2019/11/cf2020-regional-nordeste-01.png500750Portal kairóshttps://portalkairos.org/wp-content/uploads/2019/09/portalkairos-site.pngPortal kairós2019-11-01 12:00:332019-11-17 21:33:33Equipe de Campanhas do Regional Nordeste 1 promove capacitação 2020
Encontro reuniu lideranças da Campanha da Fraternidade 2020
Encontro de formação reuniu lideranças da Campanha da Fraternidade para estudar e preparar ações em todas as dioceses do estado
“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). De 8 a 10 de novembro, em Itaici, Indaiatuba (SP), ocorreu o Encontro Estadual da Campanha da Fraternidade 2020, que terá como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).
Agentes das sete sub-regiões trabalharam os desafios para sair da “globalização da indiferença” para a “revolução do cuidado”, com os trabalhos consagrados desde o início à Mãe Aparecida. A figura da primeira santa brasileira com dois milagres reconhecidos, Santa Dulce dos Pobres, esteve também presente em toda a reflexão, assim como ocorre nos textos inspiradores propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Anjo Bom deve ser na próxima campanha patrona e inspiradora de ações individuais e comunitárias.
Regional Sul 3 realiza o Seminário da CF 2020
/em Campanha da Fraternidade, Campanhas da Igreja, CF 2020, Notícias CF 2020O cuidado e a valorização da vida, centro do Evangelho, estará ainda mais na pauta da Igreja Católica do Brasil nos próximos meses. Isso porque este é o apelo da Campanha da Fraternidade 2020, que tem na Santa Dulce dos Pobres sua principal inspiração. Para motivar, fazer refletir e instrumenalizar agentes de todo o Estado, o Regional Sul 3 da CNBB, em parceria com CEBI – Centro de Estudos Bíblicos e a Editora Paulus, organizou o Seminário Campanha da Fraternidade 2020, realizado em duas turmas lotadas nos dias 20 e 21 de novembro no auditório da Paulus, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Além de chamar a atenção para a vida que deve ser preservada desde a concepção até o seu fim natural, a Campanha do próximo ano põe a atenção nas mais variadas formas de degradação da vida em nosso país, passando pelos migrantes, indígenas, presos, dependentes químicos, desempregados e também os que possuem alguma doença mental, causadora de sofrimentos diversos, como o suicídio. Discutido recentemente no Sínodo dos Bispos para a Amazônia, a Casa Comum, como o Papa Francisco chama a natureza e seus recursos, também está no centro da motivação da CF.
Conteúdos
A reflexão sobre o tema da Campanha (“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” – Lc 10, 33-34), marcou os conteúdos da formação. As palestras foram realizadas pelo padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo da CF Nacional; Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial do Conselho Missionário Regional (Comire); Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e idealizador do Observatório de Bioética da CNBB no Estado; e padre Anésio Ferla, da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, realizador de diversas ações sociais em Porto Alegre.
“Foram dois dias planejados com muito carinho. E como resposta, tivemos a significativa participação de muitas pessoas das Arquidiocese e Dioceses do Regional Sul 3. Isso nos lembra que temos uma Igreja viva e motivada para que a esta mesma vida ganhe sentido em todas as nossas atividades. Batizados e enviados, seguimos em comunhão e participação”, refletiu Sandra Zambon, secretária-executiva do Regional Sul 3 da CNBB.
Vista como um grande convite para exercer a empatia e para enxergar o Cristo no outro, a Campanha da Fraternidade 2020 traz como lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Para o padre Sereno Boesing, jesuíta da Arquidiocese de Porto Alegre, participante do Seminário, “estamos diante da necessidade de construir caminho para que o servir transforme a realidade que nos cerca”. Outro participante da formação, Jonison Mallmann, Coordenador de Pastoral da Diocese de Uruguaiana, afirmou que “a motivação é servir e cuidar como Jesus cuidou, para promover a vida e a dignidade da pessoa”.
“Minha principal motivação para a CF 2020 vem da frase do fundador de minha congregação (Congregação das Irmãs Missionárias de Carlos Borromeo/Scalabrinianas), que dizia ‘fazer o outro feliz é mais importante do que ser feliz’. O sorriso do olhar do irmão transforma meu olhar em um grande sorriso, desperta uma profunda gratidão pelo que sou e pelo dom que recebi gratuitamente para amar e servir”, afirmou a irmã Mareni Giaretta, que atua como enfermeira do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.
Regional Sul 3 / Portal Kairós
Formação CF 2020: discussão sobre Dom e Compromisso
/em Campanha da Fraternidade, Campanhas da Igreja, CF 2020, Notícias CF 2020Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. Esse será o tema que pautará as ações da Igreja no Brasil no próximo ano, na Campanha da Fraternidade 2020. As comunidades católicas, inspiradas pela parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37) e, também, pela vida e pelo testemunho de Santa Dulce dos Pobres e outras figuras simbólicas da caridade no país, poderão vivenciar uma experiência de profunda caridade em favor da vida, em todas as suas dimensões.
Para impulsionar o trabalho da CF nas comunidades, a Diocese de Guaxupé convidou o secretário-executivo para Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Patriky Samuel Batista, para assessorar um encontro com lideranças pastorais. Padres, leigos e religiosos participaram da formação no dia 23 de novembro, na Cúria Diocesana.
Com uma apresentação objetiva, padre Patriky apresentou o conteúdo do texto-base, além de comentar elementos que compõem a identidade da CF: o cartaz, a inspiração de Santa Dulce dos Pobres como modelo de santidade ativa, a parábola do Bom Samaritano como paradigma para a ação eclesial. O assessor apontou a adaptação do método Ver-Julgar-Agir, formato de identidade eclesial latino-americana, para o “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, ações trazidas pela parábola do Bom Samaritano que iluminam a CF 2020.
“O texto do Bom Samaritano é como um óculos para olharmos a realidade, onde precisamos viver o Evangelho”, explicou padre Patriky ao destacar o lema.
A CF 2020 terá como objetivo central: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.
Material disponibilizado pelo assessor, clique aqui.
Assessoria de Comunicação / Portal Kairós
Padre Patriky entrega texto-base da CF 2020 ao Papa
/em Campanha da Fraternidade, Campanhas da Igreja, CF 2020, Notícias CF 2020Durante a viagem da presidência da CNBB à Roma, onde se encontraram com o Papa Francisco, o secretário executivo para as Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel também esteve junto do grupo e se reuniu com o Papa.
Na oportunidade padre Patriky entregou nas mãos do Papa o texto base da Campanha da Fraternidade 2020, que terá como tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. Inspirados pelo lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”( Lc 10, 33-34) –, somos convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
Para padre Patriky, o encontro foi uma alegria sem tamanho. O Papa acolheu com muita alegria a proposta da CF 2020. Todos os anos ele escreve uma mensagem para a campanha. Mostrou-se atento e interessado no tema já que também aborda a realidade das periferias existenciais além de ser um forte chamado a conversão, comentou o secretário.
Ainda com o Papa, o padre também lembrou-se da Diocese de Luz. Pediu uma benção para os amigos, familiares e para a Diocese de Luz.
Texto Base
Este Texto-Base nos oferece um panorama completo, com todo o referencial de que precisamos para viver, difundir e praticar os preceitos dessa edição da CF. Além de uma abordagem fundamentada para cada um dos pilares, “Viu, Compadeceu e Cuidou”, contém a letra do hino oficial, a oração e o conceito da arte do cartaz. Também nos apresenta dados e orientações sobre o Fundo Nacional de Solidariedade.
Rádio Vaticano / Portal Kairós
Equipe de Campanhas do Regional Nordeste 1 promove capacitação 2020
/em Campanha da Fraternidade, Campanhas da Igreja, CF 2020, Notícias CF 2020Aconteceu entre os dias 09 e 10 de novembro a formação para as equipes de campanhas da (arqui)dioceses que compõem o Regional NE 1. Cerca de 30 participantes estiveram presentes vindos de Fortaleza, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Crato, Iguatu, Quixadá e Limoeiro. A temática desenvolvida foi o estudo sistemático do Texto Base da CF de 2020, que tem como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” e tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, sendo ministrado pelo secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patricky Samuel Batista. A metodologia desenvolvida pela manhã (09) foi apresentado o VER; durante a tarde o JULGAR e no domingo o AGIR.
Para Mônica Pimentel, coordenadora regional de Campanhas, a importância desse momento é preparar as lideranças diocesanas, “porque quem vem (para a formação) é o líder que está a frente da campanha na diocese e que lá vai precisar ter um trabalho maior junto aos representantes das paróquias” e acrescenta “o tema é de muita responsabilidade para quem é agente de pastoral. Porque se nós estendemos a função da campanha e o papel que ela pode desempenhar na vida do agente pastoral, nós podemos fazer um grande trabalho de humanização esse ano.”
“E essa campanha vai trazer um outro olhar, o olhar da compaixão. É um tema bastante amplo quando se fala em relação à vida, onde nossos jovens, adultos, idosos e crianças passam por tantas momentos complicados. É um momento de olhamos para o outro. Nos sentimos motivados para levar essa Campanha à nossa Região e Arquidiocese.“, reflete Lucivângela Luz, da Região Episcopal São Francisco (Arquidiocese de Fortaleza).
Para o Secretário Executivo da Campanha, Pe. Patricky Samuel, as motivações para a realização da CF de 2020, “nós encontramos no lema ‘Viu , sentiu compaixão e cuidou dele’, essas foram as atitudes do bom samaritano, essa história que é contada por Jesus, nos ajuda a fazer aquela pausa necessária. Que a Campanha de 2020 ajude as comunidades a interromper a rotina, para cuidar de quem está a beira do caminho, necessitado de presença, de acolhida, de cura. Um coração ardente de amor por Jesus Cristo que não se contém em ver a realidade, se aproxima, cuida a partir da força da Palavra de Deus, da força do Evangelho para viver e crescer em comunidade”.
CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO
Mônica Pimentel: A Campanha da Evangelização é assumir o trabalho de organização da diocese e nas paróquias. Agora o que nós percebemos no dia a dia é que se as equipes pastorais realmente não forem de verdade, não há nem sentido para existir. Tem que ser equipes para ajudar a mudar a realidade de segurança, violência, de falta de vida digna para todos, sem exceção, e isso requer um preparo e uma organização.
Pe. Patricky Samuel: A Campanha fala da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, no qual o gesto concreto subsidiam a evangelização no Brasil, seja para manutenção dos trabalhos da CNBB, seja para o fomento missionário das diversos iniciativas nos regionais. É bem verdade que nosso povo é muito generoso, mas ainda podemos crescer na generosidade e na corresponsabilidade no anuncio do Evangelho.
Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional / Portal Kairós
Encontro reuniu lideranças da Campanha da Fraternidade 2020
/em Campanha da Fraternidade, Campanhas da Igreja, CF 2020, Notícias CF 2020Encontro reuniu lideranças da Campanha da Fraternidade 2020
Encontro de formação reuniu lideranças da Campanha da Fraternidade para estudar e preparar ações em todas as dioceses do estado
“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). De 8 a 10 de novembro, em Itaici, Indaiatuba (SP), ocorreu o Encontro Estadual da Campanha da Fraternidade 2020, que terá como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).
Agentes das sete sub-regiões trabalharam os desafios para sair da “globalização da indiferença” para a “revolução do cuidado”, com os trabalhos consagrados desde o início à Mãe Aparecida. A figura da primeira santa brasileira com dois milagres reconhecidos, Santa Dulce dos Pobres, esteve também presente em toda a reflexão, assim como ocorre nos textos inspiradores propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Anjo Bom deve ser na próxima campanha patrona e inspiradora de ações individuais e comunitárias.
Leia mais