Informações da Campanha da Fraternidade 2020

Retiro Popular Quaresmal: o novo subsídio para a CF 2020

O Retiro Popular Quaresmal quer ser um retorno às fontes cristãs para transformar este rico período em um grande retiro, no qual pessoa, comunidade e sociedade se articulem, em um processo de conversão, para a busca da vida plena.

A proposta com esse Retiro é que façamos um tempo semanal de oração comunitária, dois breves tempos diários (cerca de 10 minutos) de oração pessoal e um calendário de atividades e exercícios de santificação para todos os dias da quaresma. Além disso, recomenda-se que essas atividades se somem a outras iniciativas como o exercício da Via-Sacra de modo pessoal e comunitário, a participação nos Círculos Bíblicos da CF-2020, a celebração da Reconciliação e da Eucaristia e etc.

O tema da CF 2020 é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”. O tema e lema reforçam a dimensão do cuidado, sendo por este motivo que o cartaz apresenta Irmã Dulce, pois seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. A ideia principal é cuidar das pessoas que estão próximas.

A CF 2020 está sintonizada com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), no que diz respeito à imagem da casa em que se permite o ingresso e a saída. É, ao mesmo tempo, lugar de acolhimento e envio. Com isso, ela remete aos dois grandes eixos inspiradores dessas Diretrizes: comunidade e missão. A casa é a imagem do que as Diretrizes chamam de comunidades eclesiais missionárias.

Quer viver o melhor da Campanha da Fraternidade juntamente com toda a Igreja?

De forma simples, apresentamos 4 motivos para que o subsídio Retiro Popular Quaresmal não fique de fora do material que você utilizará na CF 2020. Confira abaixo!

01 – A proposta do Retiro Popular Quaresmal é ser um retorno às fontes cristãs para tornar esse rico período um grande retiro. Com esse subsídio, encontramos, de forma prática, um caminho para percorrer o processo de conversão, em busca da vida plena, Dom de Deus e compromisso de todo cristão;

02 – O Retiro nos conduz a dois breves momentos diários (cerca de 10 minutos cada) de oração pessoal, um pela manhã, em diálogo com a Palavra de Deus para fecundar todo o dia; e outro à noite, antes de dormir, para rever os exercícios e a vivência do retiro quaresmal naquele dia, em um exame diário da consciência;

03 – O subsídio contém orientações para um momento semanal de oração comunitária (sugere-se a cada domingo da Quaresma), que pode ser feito na paróquia, na comunidade, na escola, na aldeia, no condomínio e no trabalho;

04 – Por fim, o Retiro inclui um calendário de atividades e exercícios de santificação para todos os dias da Quaresma.

O ideal é que o Retiro Popular Quaresmal seja somado a outras iniciativas da CF 2020, por exemplo o exercício da Via-Sacra, de modo pessoal e comunitário, e a participação nos Círculos Bíblicos.

Você pode adquirir na livraria católica de sua cidade ou no site da CNBB.

CNBB / Portal Kairós

Podcast católico de formação da CF 2020

Um podcast católico é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet.

Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”.
(Evangelho de Marcos 4,26-29)

Materiais e subsídios para a Campanha da Fraternidade 2020
Materiais de formação sobre a Santa Dulce

Palavra da Irmã Dulce

“Devemos confiar incondicionalmente na Providência. Nunca me preocupei em saber como iria sustentar tanta gente, tantos doentes, pagar funerais, médicos, remédios etc.
O trabalho é de Deus, e ele nunca deixa faltar nada aos nossos pobres: isso desde o dia em que arrombei a primeira casa velha, para ali abrigar os doentes, até hoje, com tantos doentes que passam pelo nosso hospital…
Estamos em uma época de crise. Nos hospitais falta tudo; não querem receber os doentes. Pois bem, no nosso Hospital Santo Antônio não falta nada aos doentes internados. Vê-se aí, claramente, a Providência Divina operando. O nosso trabalho é de Deus, ele é quem nos sustenta.”

Podcast católico: Rádio Vatican News: Campanhas da CNBB
  1. CF 2020 - Podcast 01
Podcast católico: Documentário oficial da CF 2020
  1. CF 2020 - Podcast 02

A Igreja do Paraná já começou a preparar as ações da Campanha da Fraternidade 2020. No fim de semana passado (26 e 27 de outubro) a Guarapuava recepcionou um encontro de formação para mais de 50 lideranças. Em 2020 o tema será “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Todo o conteúdo sobre a campanha remete à figura de Irmã Dulce dos Pobres, canonizada pelo papa Francisco.O secretário-executivo da CNBB regional sul 2, padre Valdecir Badzinski, conversou sobre o encontro com a reportagem da Rádio Cultura. Ouça o podcast:

  1. CF 2020 - Podcast 03

O secretário-executivo da CNBB Regional Sul 1, padre Walter Merlugo, esteve presente no Encontro e conversou com a reportagem do site. Na entrevista, Pe. Walter faz uma avaliação do encontro. Ouça o podcast:

  1. CF 2020 - Podcast 04

Vaticano News / Portal Kairós

Podcast: Fraternidade e Vida, dom e compromisso

Fraternidade e Vida, dom e compromisso

Entenda um pouco as Campanhas promovidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Padre Patriky Samuel Batista, Secretário Executivo para Campanhas da CNBB, falou sobre a Campanha da Fraternidade de 2020.

Todos os anos a CNBB apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. É uma atividade ampla de evangelização que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos.

Padre Patriky, da Diocese de Luz e Secretário Executivo para as Campanhas da CNBB, falou em uma entrevista ao Vatican News sobre o sentido das Campanhas realizadas no Brasil.

Materiais e subsídios para a Campanha da Fraternidade 2020
Materiais de formação sobre a Santa Dulce

Padre Patriky Samuel

Em uma breve explicação, Padre Patriky nos recordou quais são as três campanhas organizadas pela CNBB: Campanha para a Evangelização, Campanha da Fraternidade e Fundo Nacional de Solidariedade.

Quando falou sobre a Campanha da Fraternidade de 2020, com o tema “Fraternidade e Vida, dom e compromisso” destacou a questão do cuidado a vida em todos os âmbitos. Com o lema inspirado no Bom Samaritano, “Viu e sentiu compaixão e cuidou dele”, explicou o significado da Campanha:

“ Olhando o nosso cenário atual, não somente no nosso pais, mas no mundo como num todo, nós percebemos diversas realidades onde a vida tem sido descuidada. O tema vai desde a questão do aborto, dos pobres e da questão ecológica, olhando sobre tudo as periferias existenciais. Talvez essa deva ser uma das primeiras campanhas, que toca diretamente nas periferias existenciais como Papa Francisco nos fala. Situações como depressão, automutilação, também o numero de pessoas desaparecidas, que no Brasil chega a 800 mil pessoas, segundo os dados que temos atualmente. Então, o desejo da Campanha da Fraternidade para 2020 é conscientizar, a luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, esse dom e compromisso que se traduze em relação de mutuo cuidado dentre as pessoas, na família, na comunidade e também na sociedade. A vida é um intercambio de cuidados, e nós que cremos que Jesus é a vida, a Campanha da Fraternidade vai nos ajudar a refletir isto: quando nós nos dispomos a cuidarmos uns dos outros, a vida recobre um novo sentido. ”

A imagem escolhida para a ilustrar a CF de 2020 foi de Santa Dulce dos Pobres, cercada de pessoas no Pelourinho em Salvador. Padre Patriky nos explicou o porquê desta escolha.

“ Qual seria a imagem que poderia caracterizar o bom samaritano para os dias atuais? Lembramos de diversas mulheres, religiosas, leigas, e dentre tantas possibilidades, nós olhamos Santa Dulce, vida doada e vida santificada. Ela que fez de um galinheiro uma obra de cuidados extraordinário, não somente a obra em si, mas ela mesma foi sinal da obra de Deus, no cuidado, se aproximando e cuidando. Dai então a escolha de Santa Dulce como este ícone do Bom Samaritano para os dias de hoje, que estimula também a caminhada missionaria da Igreja. Vida doada e vida santificada! ”

Acompanhe toda a entrevista no áudio abaixo
  1. CF 2020 - Podcast 01

Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações.

Vatican News / Portal Kairós

Receba novidades

Something Wrong while submiting form.