Reflexão e sugestão para o 3º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Para o dia: 20/03/2022

Missa do 3º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Êx 3,l-8a.l3-15; Sl 102; ICor 10,1-6.10-12; Lc 13,1-9

3º Domingo da Quaresma 2022

Londres – A parábola da figueira no vitral na igreja de St Mary Abbot na Kensington High Street.

O Tempo da Quaresma 2022 vai dinamizando nossa fé, e a Palavra vai nos orientando na caminhada com Cristo e nos fazendo firmes e confiantes. Este Terceiro Domingo da Quaresma 2022 nos faz repensar nossa existência, faz-nos perguntar qual é o lugar que Deus está, de fato, ocupando em nossa vida.

A Palavra hoje vem perguntar sobre nossa conversão, entrelaçada com a libertação que se faz necessária. Aquele que nos liberta, o Deus da vida, quer que sejamos pessoas novas, verdadeiras, sem peias, livres da escravidão, da injustiça, do pecado, do egoísmo, que é a raiz de todo o pecado! O Senhor nos quer com vida, e vida em abundância, espera e deseja que a vida se manifeste em nós.

Por que o Senhor nos propõe em sua Palavra a vida e a libertação? Porque Ele veio nos libertar e nos dar a vida para que a vivêssemos intensamente. É triste ver gananciosos e egoístas querendo mais e mais, sem perceberem que caminham para a escravidão e a morte, pois, quando as coisas ocupam o lugar de Deus, perdem-se a vida, a paz e a liberdade. Por isso a Palavra vem nos dizer que a vida está na adesão à pessoa de Jesus, aceitando sua proposta de salvação, vivendo em íntima comunhão com Ele. Há caminhos que dilaceram o coração, e, às vezes, não há mesmo como retornar ou mudar; então é preciso a misericórdia das pessoas, da Comunidade.

Certas escolhas vão deixar sua marca para sempre. Por isso, conscientes do desejo do Senhor de vida e liberdade, precisamos estar ao lado dos que estão em situações mais débeis, mais frágeis, porque, se não há como mudar a situação, podemos ser um apoio de esperança e de alegria para os oprimidos.

E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. Lucas 13,6-9

Deus jamais aprova toda e qualquer arbitrariedade e injustiça. Por isso se põe ao lado dos que lutam a favor da vida, da libertação, da solidariedade humana. Quando estamos com Deus, de fato, somos capazes de labutar sem tréguas, para que a vida e a verdadeira libertação se restabeleçam junto de nós.

Jesus está “viajando” para Jerusalém. Importa aqui compreender o caminho místico, caminho espiritual. Nesse caminhar, Ele vai preparando os discípulos para compreenderem sua paixão, morte e ressurreição, pois serão os continuadores de sua obra missionária e redentora. São eles que levarão a toda a terra a proposta libertadora de Cristo.

Olhando para nós hoje, como cristãos batizados, temos a mesma responsabilidade para com o Reino, como a tiveram os Apóstolos. Para essa conversão, precisamos estar sempre atentos: somos continuadores e colaboradores do Reino do Senhor.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 3º Domingo da Quaresma 2022 – Ano C

Entrado no Tempo da Quaresma, ele deve provocar em nosso coração muita abertura e muito amor de uns para com os outros.
O evangelho nos lembra que precisamos florir, dar frutos, para que não sejamos uma figueira estéril.

– Durante o Salmo Responsorial, distribuir a toda a assembleia alguma semente, de qualquer árvore ou planta, e lembrá-la de que precisa ser uma planta viva da vinha do Senhor.

No ofertório, além das alfaias do altar, o pão e o vinho, levar uma planta viva, em algum vaso, e colocá-la sobre ou perto do altar.

 

Folhetos do 3º Domingo da Quaresma 2022 – 20/03/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós