Liturgia

Em 2025

Epifania do Senhor (Domingo)  – 5 de janeiro
Batismo do Senhor –  12 de janeiro
Quarta-feira de Cinzas –  5 de março
Páscoa da Ressurreição –  20 abril
Ascensão do Senhor (Domingo)  –  1º de junho
Pentecostes – 8 de junho
Santíssima Trindade – 15 de junho
SS. Corpo e Sangue de Cristo – 19 de junho
Sagrado Coração de Jesus – 27 de junho
São Pedro e São Paulo (Domingo) – 29 de junho
Assunção da BVM (Domingo) – 17 de agosto
Todos os Santos – 1º de novembro
Solenidade de Cristo-Rei – 23 de novembro
1º Domingo do Advento – 30 de novembro
Sagrada Família – 28 de dezembro

O Círio de Nazaré 2025

12 de outubro de 2025 – Domingo
Tema: “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação.”

O Círio de Nazaré 2025A Virgem Maria é a Mulher  “vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12, 1). Elevada ao céu, é Maria, Mãe e Rainha de toda a criação. No seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza.

Podemos conversar com Nossa Senhora: “Nós te invocamos como “Rosa Mística”: “Maria, tu és a Rosa Mística, da qual nasceu Cristo, maravilhoso, de inebriante perfume” (Hino Akatistós). Queremos pedir-te o espírito de oração, representado pela rosa branca, o espírito de expiação e sacrifício, pela rosa vermelha e o espírito de penitência, pela rosa dourada.

E somos levados mais uma vez a retomar um lindo cântico da Igreja: “Nasceu a flor formosa, da tribo de Jessé, a prole venturosa, da esposa de José. Jesus é essa flor, Maria é a roseira que trouxe o Salvador. É essa flor bendita, de luz e grato odor, há séculos predita, nos livros do Senhor. Ó rosa divinal, maior do que a roseira, prodígio sem igual! Ó flor, que a cristandade atrai com teu vigor, não negues, por piedade, a nós o teu amor! Ó rosa, ó flor sem par, sacia nossas almas com graça salutar!” (Música do Século XV). Leia mais

O mês da Bíblia de 2025

Tema: A Carta aos Romanos
Lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

O mês da Bíblia de 2025

Em sua incansável missão de levar o Evangelho aos povos não judeus, o apóstolo Paulo dedicou-se à fundação e ao acompanhamento de comunidades cristãs em diversas cidades. As cartas que escreveu tornaram-se ferramentas essenciais em sua atuação apostólica. Cada uma delas revela um recorte específico da trajetória de Paulo e da realidade vivida por essas comunidades. Por meio dessas correspondências, ele transmitia orientações, aprofundava ensinamentos e procurava resolver tensões internas. Com o suporte de seus colaboradores, Paulo fazia das cartas uma forma eficaz de manter sua presença viva entre os fiéis, mesmo à distância.

Assim acontece com Romanos, a carta paulina mais longa que conhecemos. Quando Paulo ditou essa carta ao seu secretário Tércio, ele tinha alguns novos planos para a missão, e isso envolvia a comunidade dos seguidores de Jesus que viviam em Roma, a capital do Império.
Mesmo que Paulo não tenha fundado a comunidade dos cristãos em Roma, ele tinha notícias do que lá acontecia. Quando enviou a carta,
Paulo estava para ir a Jerusalém entregar a coleta das nações em favor dos judeus que tinham abraçado a fé em Jesus. Muitos em Jerusalém, porém, criticavam a abertura missionária de Paulo, de modo que ele tinha receio do que lá lhe poderia acontecer (cf. Rm 15,31). Leia mais

Apresentando o Mês Vocacional de 2025

Mês Vocacional de 2025

Desde 1981, a Igreja Católica consagrou o mês de agosto, em nosso país, como o Mês das Vocações. Mesmo sabendo que somos chamados a rezar e a promover a cultura vocacional ao longo de todo o ano, neste mês em particular, todos os cristãos se unem para rezar, refletir, celebrar e animar as diversas formas de vida e de serviço que enriquecem nossas comunidades e nossa sociedade.

É uma ocasião oportuna, que nos convoca a refletir sobre a importância de cada vocação e sobre como podemos responder ao chamado de Deus em nossas vidas.

Ao vivenciarmos as alegrias do Ano Jubilar que estamos celebrando, a Igreja nos recorda de que somos “Peregrinos porque chamados”. Por amor fomos eleitos e chamados a experimentar a beleza de ser filhos e filhas amados e, consequentemente, recebemos a missão de cuidarmos uns dos outros como irmãos e irmãs. Para isso, precisamos trilhar um caminho sinodal, anunciando, pelo nosso testemunho de fé, partilha e comunhão fraterna, que a “esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5).

Mês Vocacional 2025 (Formação e encontros):

Leia mais

9º dia da Novena de Pentecostes 2025

27 a 30 de maio – 02 a 06 de junho 19h na TV Aparecida

06/06/2025
9º dia da Novena de Pentecostes 2025

CAMINHAR COMO IGREJA, SOB A LUZ DE PENTECOSTES!

9º dia da Novena de Pentecostes 2025

Como características do discípulo… que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade… que tenha o espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão frequente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e um fervoroso missionário. (Doc. Aparecida, 292)

Cântico de abertura

01 – NA PRESENÇA DO SENHOR

— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo.
— Amém.
— Vinde, ó Espírito de Deus, iluminai nossa existência e conservai-nos no caminho de Cristo.
Nele depositamos nossa vida e esperamos a salvação.
— Vinde Espírito Santo e inflamai-nos no amor, na esperança e na caridade!
— Inspirai-nos, ó Senhor, por vosso Espírito Santo, e seja nossa vida sinal vivo e transparente de vosso Reino.
— Vinde Espírito Santo e firmai nossa vida e nossas atitudes cristãs na verdade de Cristo!
— Vossa presença fortaleça nosso encontro e nos faça compreender a Palavra da vida que nos guia e nos firma na fé e nos liberta.
— Amém. Assim seja!

02 – NOSSO LOUVOR AO DEUS DA VIDA

— Montes e colinas, animais e todo ser vivente, árvores e plantas, rios e mares,
— louvem e bendigam ao Senhor, Deus da vida!
— Homens e mulheres, jovens e crianças, povos e nações erguei o coração jubiloso e bendizei ao Senhor,
— que nos criou por amor e nos libertou em sua misericórdia!
— Subam do mais profundo da terra e de nosso coração hosanas e hosanas, louvores sem fim àquele que estendeu seu braço poderoso e libertou seu povo.
— Hosanas e louvores ao Senhor, Deus de amor, que nos libertou!
— Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
— Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Cântico: A Ladainha do Espírito Santo
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E ungi-nos!

03 – NO ESPÍRITO, OUVIR O SENHOR

(A Palavra de Deus)

— Espírito Santo de Amor, Deus da Luz, Deus da vida, caminho que nos conduz para a santidade e a eternidade, iluminai-nos, e fazei-nos ser uma Igreja comprometida e presente, fraterna e plena na comunhão de irmãos.
— Vinde, Espírito Santo, ficai conosco e derramai sobre nós vossa luz e vossa santidade. Amém.

Cântico

Atos dos Apóstolos, 2,1-4: Ao chegar o dia de Pentecostes, todos os discípulos estavam reunidos num mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído semelhante ao de uma forte ventania, e encheu toda a casa onde estavam. Viram então aparecer umas línguas que pareciam de fogo, que se repartiam, pousando sobre cada um deles. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia se expressar.

04 – NA LUZ DO ESPÍRITO

(Pequena luz da Palavra)

Da parte de Deus houve primeiro a Aliança de amor com seu povo. Prometeu-lhes a terra da liberdade, a terra de Canaã, terra prometida. Ele vai tirar a carga de cima do povo escravizado. Vai devolver a liberdade aos escravizados e restabelecer a justiça.
Esse povo será “adotado” por Deus: “Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus”. O mesmo Deus que enviou Moisés para libertar seu povo, está presente entre nós, agora com Jesus, que é a Aliança eterna de amor que o Pai fez conosco.

05 – O ESPÍRITO REZA EM NÓS

— Ao Deus da Vida elevemos confiantes nosso clamor. Assim como viu a opressão sobre seu povo, Ele também escuta o que lhe apresentamos com fé.
1. CONDUZI vossa Igreja nos caminhos da história de agora, e fazei-a sinal vivo de vosso Reino.
— Deus libertador, escutai nosso clamor!
2. FORTALECEI nossa Comunidade na prática do bem, da caridade e da solidariedade.
3. FAZEI-NOS instrumentos de vosso Reino e geradores de vida e de paz no mundo.
4. VOLVEI vosso olhar misericordioso aos que estão oprimidos e escravizados no mundo.
5. (Outras intenções)

— Pai-nosso, que estais nos céus…
— Maria, que estava reunida com os discípulos em oração, intercede por nós: Ave, Maria…

06 – AÇÃO – PROPÓSITO:

Como vamos viver a Palavra?
Vamos nos esforçar para ajudar as pessoas que estão sofrendo por causa de tantas maldades no mundo. A elas estenderemos as mãos para ajudá-las a recuperar a dignidade do ser humano. E tomaremos consciência de tudo o que no mundo escraviza as pessoas e gera o pecado e a morte.

07 – CAMINHANDO NA FORÇA DO ESPÍRITO

— Ó Divino Amor… derramai vosso doce orvalho sobre esta terra deserta, a fim de fazer cessar sua longa aridez…
Vinde, vinde doce Consolador das almas desoladas, refúgio no perigo e protetor na aflição desamparada.
Vinde, vós que lavais as almas de suas manchas e que curais suas chagas.
Vinde, força dos fracos, apoio daqueles que caem.
Vinde, doutor dos humildes e vencedor dos orgulhosos.
Vinde, pai dos órfãos, esperança dos pobres, tesouro dos que estão na indigência.
Vinde, estrela dos navegantes, porto seguro dos náufragos.
Vinde, força dos vivos e salvação dos moribundos.
Vinde, ó Espírito Santo, vinde e tende piedade de mim.
Tornai minha alma simples, dócil e fiel, e condescendei com minha fraqueza, … que minha pequenez encontre graça diante de vossa grandeza infinita, minha impotência diante de vossa força, minhas ofensas diante da multidão de vossas misericórdias.
Amém. (Sto. Agostinho)

— O Senhor, por intercessão de Maria, a Mãe de Jesus, Esposa do Espírito Santo,
derrame sobre nós sua bênção:
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— Continuemos unidos, na força do Espírito, como irmãos, na força da esperança e peregrinos da paz.
— Graças a Deus.

Cântico final

Te esperamos para a Novena de Pentecostes 2026.
Até mais!

A12 / Portal Kairós

8º dia da Novena de Pentecostes 2025

27 a 30 de maio – 02 a 06 de junho 19h na TV Aparecida

05/06/2025
8º dia da Novena de Pentecostes 2025

CAMINHAR SOBRE A ROCHA DO TEMOR DE DEUS!

8º dia da Novena de Pentecostes 2025

Nossos povos não querem andar pelas sombras da morte. Têm sede de vida e de felicidade em Cristo… Procuram essa vida que se fortalece, quando é confirmada pelo Espírito de Jesus e quando o discípulo renova sua aliança de amor em Cristo, com o Pai e com os irmãos, em cada celebração eucarística. (Doc. Aparecida, 350)

Cântico de abertura

01 – NA PRESENÇA DO SENHOR

— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo.
— Amém.
— Diante de vossa presença, Senhor, nós nos colocamos inteiramente.
Estamos dispostos a ouvir vossa Palavra
— e guardar vosso ensinamento em nosso coração!
— Guiai-nos pelos caminhos da vida e da história, e ajudai-nos a descobrir nos sinais dos tempos vossa vontade
— e fazei-nos cumpri-la com gratidão!
— Enviai, Senhor, vosso Espírito Santo e renovai nossa existência, e assim tenhamos mais paz e bondade em nosso coração.
— Amém. Assim seja!

02 – NOSSO LOUVOR AO DEUS DA VIDA

— Bendito seja o Senhor que se aproxima de nós como a um amigo, e nos oferece sua bondade.
— Ao Deus de Jesus, nosso louvor e gratidão, pois nos amou com eterno amor!
— Ó Deus, vós sois a luz de nossa vida, sois o esplendor do amanhecer e a beleza do entardecer, e quando chegar o dia
— de penetrar a eternidade sem fim, vos louvaremos com amor e alegria!
— Ao Deus que é nossa luz e salvação, o caminho da paz e da libertação,
— nosso louvor agora e pelos séculos sem fim!
— Ele é nosso refúgio, nosso abrigo e consolação; pois é incomparável o que se passa no coração ao estar perto do Senhor.
— Sede bendito, Senhor, nosso Deus, e guiai nossos passos no caminho de vosso amor!
— Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
— Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Cântico: A Ladainha do Espírito Santo
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E ungi-nos!

03 – NO ESPÍRITO, OUVIR O SENHOR

(A Palavra de Deus)

— Espírito Santo, concedei-nos o DOM DO TEMOR DE DEUS, para que lembremos sempre, com suma reverência e profundo respeito, vossa divina presença, trema como os próprios anjos diante da vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar-vos.
— Vinde Espírito Divino, transbordai nosso coração de amor e respeito, e em nada desagrademos ao Senhor. Amém.

Cântico

Livro do Êxodo, 3,1-8b: Moisés era pastor do rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia, levou o rebanho deserto adentro e chegou ao Horeb, a montanha de Deus… Vendo Javé que Moisés se voltava para observar, chamou-o do meio da sarça, dizendo: “Moisés, Moisés!” Respondeu ele: “Eis-me aqui”. Deus lhe disse: “Não te aproximes daqui! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”. E acrescentou: “Eu sou o Deus de teu pai: o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, temendo olhar para Deus. Javé disse ainda: “Eu vi, eu vi a miséria de meu povo no Egito e ouvi o clamor que lhe arrancam seus opressores; sim, conheço suas aflições. Desci para libertá-lo das mãos dos egípcios e levá-lo daquela terra para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel.

Leia mais

Siga-nos no YouTube

Palavras do Papa