Aplicativos para celular que você poderia excluir em 2020

É uma nova década. Hora de tirar esses aplicativos invasores da privacidade, causadores de depressão e sugadores de dinheiro do seu telefone para sempre ou usá-los com moderação.

O moderno aplicativo para celular existe há quase uma dúzia de anos – desde que a Apple lançou a App Store em 2008. Nesse período, os aplicativos se tornaram parte de nossas vidas diárias, e alguns deles se tornaram essenciais para a comunicação e o trabalho tarefas relacionadas. Segundo a Variety, o americano médio verifica seu telefone 52 vezes por dia. A empresa de análise de dados e dados de mercado App Annie diz que isso equivale a três horas por dia de uso de celular por pessoa. E o que está ocupando todo o tempo do celular ? Os aplicativos, é claro. De fato, o usuário médio de celular usa 30 aplicativos diferentes por mês e nove aplicativos diferentes por dia.

E quando entramos na terceira década do século 21, os aplicativos certamente se tornarão uma parte cada vez mais importante de nossas vidas. Ainda assim, isso significa que existem certos aplicativos que você provavelmente deveria desinstala-los – em benefício de suas finanças, saúde mental, privacidade e tempo.

Para 2020, os aplicativos que você deve considerar excluir do seu celular:

APLICATIVOS QUE TE DEPRIME

Se houver algum tipo de aplicativo que você deva excluir do telefone, são esses aplicativos que o deprimem. Sim, estou falando de aplicativos de mídia social. São aplicativos em que as pessoas geralmente tentam selecionar uma imagem de sua vida “perfeita” para seus seguidores. Eles fazem isso escolhendo apenas as melhores fotos de si mesmas para compartilhar, se gabando humildemente de seus talentos ou boa sorte, gabando-se de suas viagens maravilhosas e romantizando seus relacionamentos.

O problema de todo mundo curtir uma versão irrealista, altamente manipulada e idealizada de suas vidas está no fato de todos começarmos a acreditar que a vida de outras pessoas é muito melhor que a nossa – e pesquisas demonstraram que isso pode nos fazer sentir deprimidos e solitários. Na verdade, todo mundo que você segue nas mídias sociais tem os mesmos problemas que todos nós, sejam preocupações de relacionamento, problemas de saúde, pecados, infelicidade por seus empregos e ansiedades por seu futuro.

Mas, a julgar pelas publicações de mídia social pesadamente selecionadas, você nunca saberia disso, por isso é fácil cair na armadilha de pensar que sua vida é pior do que as que você segue. Portanto, se você quer ficar menos deprimido em geral, sair do Facebook, abandonar o Instagram e o Snapchat e excluir o TikTok pode ser exatamente o que você precisa para ter um 2020 mais feliz.

APLICATIVOS QUE NÃO PROTEGEM SUA PRIVACIDADE

A privacidade foi talvez o maior tópico de tecnologia em todo o ano de 2019. Felizmente, existem algumas etapas fáceis que você pode seguir para proteger mais a sua. Uma outra boa notícia: muitas empresas estão adotando a privacidade de seus usuários em seus modelos de negócios. Ainda assim, existem alguns aplicativos importantes que bilhões de pessoas usam todos os dias que não protegem a privacidade de seus usuários em um nível aceitável.

O Facebook Messenger é um desses aplicativos, pois não oferece criptografia de ponta a ponta (como o outro aplicativo de mensagens do Facebook, o WhatsApp). Outro é o navegador Chrome do Google, que coleta uma tonelada de dados sobre sua atividade online. De fato, o Chrome coleta tantos dados que levou o Washington Post a rotular o navegador como “software espião”. Ele é o melhor navegador do mercado, você pode configurá-lo para não coletar seus dados.

Felizmente, existem muitas alternativas de aplicativos que protegem sua privacidade. Portanto, não continue usando aquelas que não o fazem.

APLICATIVOS “GRATUITOS”, MAS REALMENTE NÃO SÃO

Olha, todos nós amamos aplicativos gratuitos, certo? Grátis é ótimo. Mas lembre-se de que “grátis” é um pouco impróprio quando se fala em qualquer aplicativo gratuito. Nenhum aplicativo é realmente gratuito – todos pagamos por ele de alguma forma. Se não pagarmos pelo aplicativo com dinheiro, pagamos por ele com nossos dados.

De fato, nossos dados são tão valiosos para alguns fabricantes de aplicativos que não há como eles considerarem cobrar dinheiro pelo aplicativo. Nossos dados valem mais do que o dinheiro vivo. Esse valor deriva de sua capacidade de gerar receita com nossos dados – se isso significa usá-los para nos direcionar diretamente com anúncios ou vendê-los para corretoras de dados, que fazem o que quiserem com nossas informações pessoais. Outros, como aplicativos que transformam o rosto, também extraem valor de nossos dados usando-os para treinar seus sistemas de Inteligência Artificial.

No final deste artigo, entenda que os aplicativos “gratuitos” não são realmente gratuitos. Os aplicativos para se afastar incluem aplicativos VPN “gratuitos”, aplicativos de menstruação, aplicativos da Bíblia, aplicativos de lanternas e aplicativos de transformação de rosto, como o FaceApp e o Ever.

APLICATIVOS QUE TE OBRIGAM A GASTAR DINHEIRO

Os aplicativos são realmente bons em nos separar do nosso dinheiro. Portanto, se você deseja ser mais responsável financeiramente em 2020, é hora de abandonar aplicativos que facilitam o gasto. Sim, aplicativos de loja como Amazon, eBay e Walmart são exemplos óbvios de aplicativos que nos levam a gastar dinheiro, mas existem muitos criminosos (mais graves) – e esses geralmente vêm na forma de jogos “Free-to-Play”.

Os jogos em si podem ser gratuitos para baixar e jogar, mas estão repletos de compras caras no aplicativo que variam de US $ 0,99 a US $ 99,99 ou mais (por compra! e em dólar). A jogabilidade desses aplicativos foi projetada para convencer você (ou seu filho) a fazer várias compras no aplicativo para avançar mais rapidamente no jogo ao qual você se viciou. Alguns exemplos (mas nem todos) são jogos como Harry Potter: Wizards Unite, Fortnight, Candy Crush Jelly Saga, Pokémon Go, Marvel Contest of Champions e muitos, muitos, muitos mais.

APLICATIVOS QUE TE FAZEM TRABALHAM 24 HORAS POR DIA

Por fim, vamos falar sobre os aplicativos de trabalho que temos em nossos telefones. São aplicativos como Slack, Microsoft Office, Google Docs, Google Sheets, AirTable, Trello e Skype. Sim, esses aplicativos são ferramentas poderosas que podem nos ajudar a ser mais produtivos. No entanto, eles também podem dificultar o “desligamento” quando saímos do escritório, o que significa que muitos de nós acabam trabalhando mesmo quando deveríamos gastar nosso tempo livre relaxando, rezando, recarregando e saindo com nossa família e amigos.

Mas de todos os aplicativos desta lista, é compreensível que esses aplicativos não sejam práticos para as pessoas excluírem de seus telefones devido aos seus meios de subsistência, em parte, dependendo deles. Portanto, se você não pode excluir esses aplicativos, considere configurar as notificações para desligar após as 18h. Ou melhor ainda, faça o download em um dispositivo móvel separado dedicado ao trabalho, como outro celular ou tablet, que você não terá ao seu lado a noite toda e nos fins de semana.

O que é felicidade? Não seja enganado pelas Redes Sociais. Assista o vídeo

 

Michael Grothaus / Adaptação e tradução do Portal Kairós