Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2022

Dia Mundial das Missões 2022

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2022

Em sua mensagem, Papa Francisco se detém em três expressões-chave que resumem os três fundamentos da vida missionária dos discípulos: “Sereis minhas testemunhas”; “até os confins do mundo”; e “recebereis a força do Espírito Santo”. Motivados por esta mensagem, este ano a novena e os vídeos evidenciam o testemunho de missionários e missionárias Ad Gentes que, nos confins do mundo, atuam em ambientes humanos, culturais, religiosos e geográficos ainda alheios ao Evangelho.

O material também apresenta de forma detalhada os valores destinados pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária e Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo. Através de gráficos, pode-se ter conhecimento das áreas que receberam recursos do Fundo Mundial de Solidariedade, colaborando com projetos em educação, obras sociais, proteção das crianças, catequese, entre outros.

Mensagem do Papa Francisco para as Missões 2022 para baixar:

Leia mais

Reze a Novena Missionária 2022

Novena Missionária 2022

A novena missionária deste ano destaca o testemunho de missionários e missionárias, cristãos leigos e leigas, da vida consagrada, de ministros ordenados, de povos originários, do povo de Deus das Igrejas locais e dos visibilizados que nos confins do mundo testemunham o Evangelho de Jesus Cristo, tendo o Espírito Santo como protagonista da missão.

Novena da Campanha Missionária 2022 em pdf:

Novena Missionária 2022

Estimados irmãos e irmãs participantes da Novena Missionária 2022, presentes em tantos lugares deste nosso Brasil. Muitos de vocês colaboraram conosco, ao encaminhar a avaliação da novena e torná-la, a cada ano, melhor e mais atualizada com as realidades deste nosso país. A todos, nossa gratidão pela colaboração.

Os grupos da Novena Missionária são um jeito simples e eficaz de viver missionariedade e fortalecer a fé à luz da Palavra de Deus. Podem ser organizados entre as famílias da comunidade, entre conhecidos da rua ou condomínios onde se vive ou compartilha vivência, entre membros de pastoral ou movimento, dos diversos lugares que frequentamos, como no barco em que viajamos, nas faculdades, nas escolas e no local de trabalho.

É uma oportunidade para meditar a Palavra de Deus, conhecer um ao outro melhor e sermos verdadeiros Discípulos Missionários de Jesus Cristo.

Formação

Recomendamos realizar encontros de formação nas Arqui(dioceses), paróquias
e comunidades, para que coordenadores dos grupos de novena estudem o tema do
Mês Missionário, e saibam conduzi-lo em suas realidades. Propomos que os encontros sejam preparados com antecedência pelos coordenadores.

Indicações práticas para todos os dias

Leia mais

Vídeos e áudios da Campanha Missionária 2022

Vídeos da Campanha Missionária 2022

Os vídeos trazem testemunhos de missionários da compaixão e da esperança e estão disponíveis no site e nas redes sociais das POM. Os testemunhos foram produzidos em parceria com a TV Aparecida, que terá uma programação especial durante o mês de outubro.

A cooperação missionária A missão é de Deus pela qual somos chamados a colaborar. Não podemos fugir dessa responsabilidade… Assim, “todas as Igrejas particulares, todas as Instituições e Associações eclesiais e cada cristão membro da Igreja têm o dever de colaborar para que a mensagem do Senhor se difunda e chegue até os últimos confins da terra” (CMi 1).

Hino, letra, cifra e partitura da Campanha Missionária 2022:

Novena da Campanha Missionária 2022 em pdf:

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, ajudai-nos a viver este Ano Jubilar Missionário, a assumir e a revigorar nossa vocação cristã de discípulos missionários, sendo Igreja sinodal em estado permanente de missão até os confins do mundo.
Pela força do Espírito Santo e a exemplo da bem-aventurada Paulina Jaricot, sejamos vossas testemunhas, no anúncio, na oração, na ajuda material e na doação da própria vida, principalmente nos ambientes humanos, culturais, religiosos e geográficos, ainda alheios ao Evangelho.

Maria, Rainha das Missões, rogai por nós!

Leia mais

Orações da Campanha Missionária 2022

Tema: A Igreja é missão
Lema: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)

Orações da Campanha Missionária 2022 para baixar:

Orações da Campanha Missionária 2022

Oração do Mês Missionário 2022

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, ajudai-nos a viver este Ano Jubilar Missionário, a assumir e a revigorar nossa vocação cristã de discípulos missionários, sendo Igreja sinodal em estado permanente de missão até os confins do mundo. Pela força do Espírito Santo e a exemplo da bem-aventurada Pauline Jaricot,
sejamos vossas testemunhas, no anúncio, na oração, na ajuda material e na doação da própria vida, principalmente nos ambientes humanos, culturais, religiosos e geográficos, ainda alheios ao Evangelho.

Maria, Rainha das Missões, rogai por nós!

Oração dos Fiéis 2022

As orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro incluem um comentário inicial e a Oração da Campanha. As orações encontram-se disponíveis em PDF e podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a temática da Campanha Missionária. Além disso, serão inseridas em alguns Folhetos Litúrgicos.

Conduzidos pela força do Espírito Santo, que nos envia como suas testemunhas, até os confins de toda a terra (At 1,8), elevemos confiantemente nossa oração.
Renovai-nos, Senhor, na força do vosso Espírito.

1. Iluminai Senhor, o Papa Francisco na missão de conduzir a Igreja, Povo de Deus, rumo a uma conversão
pastoral, a fim de assumirem, de forma profética, o anúncio do Reino até os confins do mundo. Rezemos.
2. Despertai, Senhor, em nós, o compromisso de batizados, missionários anunciadores do Evangelho, fortalecendo o amor fraterno em nossa comunidade e além-fronteiras. Rezemos:
3. Conduzi a Igreja do Brasil, bispos, presbíteros, religiosos e religiosas, e todo o povo de Deus, a um caminho sinodal, abertos à ação do Espírito Santo. Rezemos:
4. Fortalecei, Senhor, vossa comunidade a assumir sua missão com espírito de misericórdia, diálogo e caridade; e a buscar ser aberta, acolhedora e solidária para com os que mais sofrem. Rezemos:
5. Ajudai-nos a aproveitar este tempo oportuno do Ano Jubilar Missionário para conhecer e promover iniciativas, projetos e instituições que cooperam com a missão de Deus, e fazei de nós testemunhas de Cristo,
numa Igreja em estado permanente de missão.

Rezemos.

Leia mais

Apresentando a Campanha Missionária 2022

Tema: A Igreja é missão
Lema: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)
22 e 23 de outubro 2022

Campanha Missionária 2022

Animados pelo Ano Jubilar Missionário, a Campanha Missionária 2022 apresenta o tema “A Igreja é missão”, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Este tema e lema concluem o caminho de três anos onde destacamos a natureza missionária da Igreja que não se reduz a uma dimensão ou em atividades.

Um dos testemunhos missionários é da bem-aventurada Pauline Marie Jaricot, nascida em Lyon em 22 de julho de 1799. Ela fundou a obra da Propagação da Fé em 3 de maio de 1822, dando origem às Pontifícias Obras Missionárias (POM) como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda espiritual e material.

A construção da arte da Campanha Missionária seguiu a mesma identidade visual dos últimos dois anos, que seguiu a intuição da janela que se abre para o mundo. Na janela e dentro do mapa do Brasil, aparecem rostos de missionários e missionárias Ad Gentes. As cores da arte seguem a identidade visual do Ano Jubilar Missionário que nos convida a uma grande explosão missionária aberta a universalidade, como propõe o Programa Missionário Nacional: para cada Regional da CNBB, um projeto Ad Gentes; e cada Igreja Particular assumir um projeto de Igrejas irmãs.

Apresentação da Campanha Missionária 2022:

Cartaz da Campanha Missionária 2022 para baixar:

Leia mais