Reflexão e sugestão para a Missa do 25º Domingo do Tempo Comum 2022 do Ano C

Para o Domingo: 18/09/2022

Missa do 25º Domingo do Tempo Comum 2022 – Ano C

Am 8,4-7; SI 112; 1Tm 2,1-8; Lc 16,1-13 ou Lc 16,10-13

Jesus nos conta a parábola do administrador corrupto, e ela nos incomoda porque Ele manda prestar atenção em alguém que é desonesto. Até pode nos parecer estranho isso, mas Jesus está falando daquilo que está diante de seus olhos. Ele não está inventando alguma coisa para dizer. Não! Apenas vê e conclui seu ensinamento.

O profeta Amós denuncia a corrupção, a especulação, o enriquecimento ilícito, como também Jesus. Aqueles comerciantes lucram com a fome e a pobreza do povo, falseiam suas balanças, alteram medidas, pois o desejo é o lucro, e não o direito e a justiça. Deus jamais estará ao lado, nem perto estará, de quem pratica injustiças. Explorar o pobre e fazer dele um objeto de lucro passa bem longe dos olhos de Deus. Ele se põe ao lado dos marginalizados, para evitar que os exploradores firam ainda mais a vida já sofrida dos explorados.

Diante da indignação do profeta e da Palavra de Jesus, o que vamos aprender? Pode parecer-nos estranho, mas temos sim o que aprender. As coisas precisam ter seu lugar. Assim nos perguntamos: Qual o lugar que o dinheiro e os bens materiais ocupam em nossa vida? Quais são nossas reais preocupações com os bens que adquirimos? São perguntas que cada um, em sua consciência, tem de responder a si mesmo. É certo que Deus nunca aprovará o acúmulo, a ganância, o egoísmo do ser humano. Os desvalores do Reino subestimam a vida e a justiça, a solidariedade e a comunhão fraterna.

Jesus ensina aos discípulos que eles precisam estar atentos, serem espertos para anunciarem com firmeza o Evangelho, devem procurar os valores do Reino sem cessar. Por isso não devem desejar o “clima do mundo”, marcado pelo egoísmo, pela ganância, pela lei da vantagem.

Jesus está ensinando não somente aos discípulos, mas a todos nós, pois estamos sujeitos a essa mesma realidade, que nos cerca. Ele nos ensina também que o poder do dinheiro faz um deus e se torna forte quanto mais “gorda” for a conta bancária. Não é muito difícil encontrar aqueles que, por dinheiro, sacrificam até a própria dignidade.

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Talvez não cheguemos a ser um caso extremo, mas até onde seríamos capazes de ir? Para agirmos com justiça, temos de ter firmeza, clareza e desejar que ela se realize. Sem essa preocupação, certamente haverá exploração, pois o que importa é o lucro e não outros valores.

O dinheiro é um valor, mas um valor relativo. Quando ele se tornar “o senhor”, haverá desequilíbrio na vivência dos valores fundamentais da vida. Jesus nos lembra que o dinheiro não pode ser uma obsessão pois ele não nos assegura os valores absolutos da vida, nem nos dá a garantia da vida plena.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 25º Domingo do Tempo Comum 2022

Estamos até acostumados a ouvir sobre a divisão do mundo entre ricos e pobres. A luta parece ficar situada entre a vontade de viver e a real impossibilidade de se ter um acordo, em um mundo tão dividido e, muitas vezes, tão egoísta.

O anúncio do Reino de Deus é feito bem por dentro, no coração de um mundo que vive assim. O evangelho é a força que fará romper, um dia, essa ferida aberta pela ganância e pelo desejo de não repartir com o irmão. É triste essa realidade, mas ela nos cerca. Por isso a Liturgia convida-nos a nos enriquecermos com os bens da fé, que nos trazem vida e liberdade.

– Fazer a acolhida de todos, como nos domingos anteriores, de modo que a pessoa perceba que ela é bem recebida.

– Antes de a Palavra de Deus ser proclamada, podia ser relatado um fato da vida, que fale da fé vivida com intensidade e da paz, liberdade e vida alcançadas pela pessoa ou por toda a família. Não pode, porém, ser algo longo, com mais de 3 minutos, para que não se quebre o ritmo litúrgico.

– Fazer a profissão de fé, o Credo, de modo dialogado, conforme vem sugerido nos folhetos litúrgicos, isto é, o presidente poderá fazer a parte do não destacada e a Comunidade fará o que está em negrito.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos do 25º Domingo do Tempo Comum 2022 – 18/09/2022 para imprimir:

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Novena de Nossa Senhora 2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós