Material de formação: De volta a CF 2020 em casa

Um novo horizonte se descortina em nossa vida quando descobrimos que entre o Natal e a Páscoa há uma correlação necessária e um caminho a ser percorrido. São dois acontecimentos interligados que, juntos formam um todo. O Natal é incompleto sem a Páscoa. Jesus não veio apenas nascer entre nós. Veio conviver conosco, trouxe a Boa Notícia do Evangelho, amou até ao extremo da entrega na Cruz, ressuscitou e nos enviou. Veio instaurar um mundo novo.

A Quaresma e o Tempo Pascal, assim como toda a nossa vida, têm sua referência central na Páscoa da Ressurreição do Senhor. São uma oportunidade com forte apelo à conversão para que a “Vida Nova do Ressuscitado” faça de nós “homens e mulheres novos” (cf. Ef 4,24). Essa novidade, a de pessoas que se tornam novas,resulta de uma luz irradiante, que se acende em nós a partir da experiência do encontro com Jesus que venceu a morte.

O melhor jeito para percorrer o Caminho, que é Jesus Cristo (cf. Jo 14,6), e entrar naquele dinamismo que é capaz de transformar cada pessoa e o mundo todo, é a participação fiel e ativa em algum grupo de vida. São muitas e diversas as possibilidades. Porém, não podem deixar de ser “pequenas comunidades eclesiais missionárias”: que sejam alimentadas pela Palavra de Deus, que celebrem a Eucaristia, que vivam a caridade para com os pobres e que sejam missionárias.

Nesse tempo tão especial que é a Quaresma, a Campanha da Fraternidade,com o tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”; e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), quer ser um grande auxílio para todos nós, desejosos de nos assemelharmos sempre mais a Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor.