A liturgia do mês de outubro de 2022

O valor da solidariedade

Liturgia do mês de outubro de 2022

Na carta encíclica Fratelli Tutti, o papa Francisco destaca o valor da solidariedade como “virtude moral” e “comportamento social” (n. 114). Ela se faz cada vez mais necessária, sobretudo em meio a tantas situações de sofrimento neste nosso tempo. Necessitamos cultivar a solidariedade nos relacionamentos pessoais, mas também nos âmbitos comunitário e social.

“A solidariedade manifesta-se concretamente no serviço, que pode assumir formas muito variadas de cuidar dos outros”, afirma o papa, esclarecendo que “o serviço é, em grande parte, cuidar da fragilidade. Servir significa cuidar dos frágeis das nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso povo” (n. 115). Ele ressalta a prática da solidariedade “que existe entre os que sofrem, entre os pobres, e que nossa civilização parece ter esquecido, ou pelo menos tem grande vontade de esquecer” (n. 116).

Na perspectiva proposta por Francisco, a solidariedade deve ser vivida não somente de modo pessoal e espontâneo, mas também em comunidade, contribuindo para a superação dos graves problemas sociais. Ela não se reduz a “gestos de generosidade esporádicos”, pois deve ser uma atitude permanente que se traduz em gestos concretos de caráter pessoal e comunitário.

Valores como a solidariedade “podem ser transmitidos desde a mais tenra idade” recorda-nos o papa Francisco, ressaltando a responsabilidade de todos os que atuam no campo educativo e formativo, especialmente das famílias. Elas “constituem o primeiro lugar onde se vivem e transmitem os valores do amor e da fraternidade, da convivência e da partilha, da atenção e do cuidado pelo outro” sendo também “espaço privilegiado para a transmissão da fé”. O papa menciona a “difícil tarefa” dos “educadores e formadores”, na escola ou em outros espaços formativos, bem como a responsabilidade dos “agentes culturais e dos meios de comunicação social” nos campos da educação e da formação na sociedade atual (n. 114).

Neste Mês Missionário 2022, somos chamados a participar da missão evangelizadora da Igreja por meio do anúncio do Evangelho, assim como pelo testemunho da caridade e do serviço. A comunidade que celebra a liturgia diária é chamada a ser comunidade que testemunha o amor fraterno por meio da solidariedade, não somente entre seus membros, mas especialmente com os mais pobres e fragilizados.

Intenção da liturgia do mês de outubro de 2022: Rezemos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no anúncio, seja um lugar de solidariedade, de fraternidade e de acolhimento, vivendo cada vez mais a sinodalidade.

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Dia / Comemorações da liturgia do mês de outubro de 2022

01 – Santa Teresinha do Menino Jesus

02 – 27°domingo do Tempo Comum

03 – Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco e comps.
04 – São Francisco de Assis
05 – Santos Benedito; Faustina Kowalska
06 – São Bruno
07 – Nossa Senhora do Rosário / 1ª sexta-feira
08 – São João Calábria / Dia Nacional da Vida 2022

09 – 28° domingo do Tempo Comum

10 – São Daniel Comboni
11 – São João 23
12 – Nossa Senhora Aparecida 2022 / Dia da Criança 2022
14 – São Calisto I
15 – Santa Teresa de Jesus / Dia do professor

16 – 29° domingo do Tempo Comum

17 – Santo Inácio de Antioquia
18 – São Lucas / Dia do Médico
19 – Bem-aventurado Timóteo Giaccardo; Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues e comps.;Paulo da Cruz
22 – São João Paulo 2°

23 – 30° domingo do Tempo Comum / Dia das missões 2022

24 – Santo Antônio Maria Claret; Beata Eugenia Ravasco
25 – Santo Antônio de Santana Galvão
28 – Santos Simão e Judas Tadeu

30 – 31°domingo do Tempo Comum

Dia nacional da juventude 2022

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós