Participe da Hora da Vida 2018

Hora da Vida 2018: “A fecundidade do amor na família”

O subsídio Hora da Vida é elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para celebrar a Semana Nacional da Vida, realizada de 1 a 7 de outubro, e o Dia do Nascituro, no dia 8 de outubro. O tema desta edição de 2018 é “A fecundidade do amor na família” e toda a temática foi desenvolvida à Luz da Exortação do Papa Francisco, a Amoris Laetitia.

O propósito do Hora da vida é ser um instrumento de estudo, reflexão e oração para despertar nas pessoas a beleza e a grandeza deste dom concedido por Deus, que é a vida. Será um momento de conscientização e mobilização da nossa gente, a Pastoral Familiar, as demais pastorais, a Igreja e a sociedade a defender a vida, cultivá-la e colocá-la acima de outros valores. O objetivo é abrir as portas para nos ensinar a viver com sabedoria. Devemos estar em união com a vida de Cristo. Precisamos nos unir, convocar nossa família, amigos, vizinhos e conhecidos para enfeitar o ambiente tornando-o mais alegre e acolhedor para celebrarmos a vida.

“A reflexão a qual nos propomos nesse Hora da Vida leva-nos a aprofundar no tema que vem há muito sendo defendido por nossa Igreja e por tantos grupos dentro dela, que é a vida desde o seu nascimento à sua declinação natural, ou seja, a defesa da própria vida. E mesmo enfrentando opiniões contrárias, a Igreja defende a vida, também de quem, talvez, não compreenda o valor que essa tem, inclusive para si próprio”, comentou oAssessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, padre Jorge Alves Filho.

Iluminação de Amoris Laetitia

A exortação apostólica Amoris Laetitia, publicada pelo Papa Francisco em abril de 2016, é a grande fonte de inspiração das páginas do subsídio, e de acordo com o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da CNBB, dom João Bosco, “Uma família bem constituída é, por si só, um espaço e uma escola de defesa da vida. A Amoris Laetitia, que abriu o baú de tesouros da família e iluminou até os recantos mais desafiadores com farta luz do Evangelho. Devemos incentivar todo o respeito pela vida desde a concepção até o seu fim natural. Vida é Dom de Deus e a Ele pertence, direito humano que não pode ser negociado”.

Hora da Vida

O material traz, além dos sete encontros programados, uma celebração especial para o dia do Nascituro, comemorado no dia 8 de outubro. “Preparamos os encontros de forma a ajudar aos que usarão esse subsídio a refletirem na Semana da Vida e no Dia do Nascituro sobre o acolher uma nova vida, passando também pela reflexão a respeito da adoção, dos jovens dentro do lar, bem como da presença do idoso na família, que é sempre uma oportunidade de amadurecimento”, acrescentou padre Jorge Alves Filho.

O subsídio Hora da Vida já se encontra disponível na loja virtual da CNPF, no endereço www.lojacnpf.org.br.

Preparamos os encontros de forma a ajudar aos que usarão esse subsídio a refletirem na Semana da Vida e no Dia do Nascituro sobre o acolher uma nova vida, passando também pela reflexão a respeito da adoção, dos jovens dentro do lar, bem como da presença do idoso na família, que é sempre uma oportunidade de amadurecimento.

Todos os cantos da Semana da Vida 2018 (Hora da Vida), para você trabalhar nos encontros:

CD Hora da Vida 2018

Baixe todas as músicas da Hora da Vida 2018

Encontros:

Apresentação
Introdução
Oração Inicial
Oração Final
1º Encontro – Acolhendo uma nova vida
2º Encontro – Criança alegria do lar
3º Encontro – A adoção sinal da generosidade de Deus pai
4º Encontro – Juventude, família e vida
5º Encontro – O corpo sinal de vida em Deus
6º Encontro – Fraternidade e vida na família
7º Encontro – Idoso sinal de maturidade familiar
Celebração da Vida (8 de outubro, Dia do Nascituro)
Oração do Nascituro
Benção da gestante
Benção da criança
Benção para todos os encontros

Datas da Família 2018:

3 a 12 de Outubro de 2018
Novena e festa da padroeira do Brasil

12 de Outubro de 2018
Dia das Crianças / Nossa Senhora Aparecida

21 de Outubro  de 2018
Dia Nacional da Valorização da Família na Dioceses/Paróquias

16 a 18 de Novembro de 2018
Encontro Nacional de Estudos sobre Matrimonio e Família (Bispos e Padres ) em Fortaleza

09 a 11 de Novembro  de 2018(sexta-domingo)
Encontro c/ Rep. Nacional de Movimentos, Serviços e Institutos Familiares em Brasília

01 de Dezembro de 2018
Vigília pela Vida Nascente

08 de Dezembro de 2018
Dia Nacional da Família Dioceses/Paróquias

25 de Dezembro de 2018
Natal do Senhor nas Dioceses/Paróquias

31 de Dezembro
Festa da Sagrada Família nas Dioceses/Paróquias

Oração do Nascituro

Nós vos louvamos Senhor, Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criastes por amor.
Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno.

Nós vos agradecemos pelos nossos pais, e todas as pessoas
que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.

Abençoai todos e todas que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Dai as pessoas e as famílias o pão de cada dia, a luz da fé
do amor fraterno.

Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros,
nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos
idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu
sua vida em favor de todos.
Amém
(Autor: Dom Orlando Brandes)

Benção da gestante

Nós vos louvamos, Senhor, porque sois o Criador de toda a VIDA.
Nós vos louvamos pela vossa SABEDORIA que prepara no ventre da mãe
uma primeira casa para o novo ser.
Nós vos louvamos, Senhor da VIDA, com o ritmo das batidas
do novo coração, com a pulsação da nova vida que vai nascer.
E agora, Senhor, abençoai mãe, pai e filho.
Que essa criança nasça para tornar este mundo
mais humano, mais feliz e santo.
Por Cristo, Senhor nosso.
Amém!

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL
AMORIS LÆTITIA
DO SANTO PADRE FRANCISCO AOS BISPOS AOS PRESBÍTEROS E AOS DIÁCONOS
ÀS PESSOAS CONSAGRADAS, AOS ESPOSOS CRISTÃOS E A TODOS OS FIÉIS LEIGOS
SOBRE O AMOR NA FAMÍLIA

Hora da Vida
A fecundidade do amor na família
Semana nacional da vida 1 a 07 de outubro de 2018
08 de outubro: Dia do nascituro (Nascituro é aquele que irá nascer, que foi gerado e não nasceu ainda)


Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família – CEPVF/CNBB
Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF

Conheça os subsídios feitos para celebrar a Vida e a Família 2018

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar lança a publicação “Hora da Vida” 2018. Desta maneira, a Pastoral Familiar integra e complementa os tradicionais subsídios de celebração da Semana Nacional da Família e Semana Nacional da Vida.

Vida e a Família 2018

Os subsídios “Hora da Família” e “Hora da Vida” são instrumentos de estudo, reflexão e oração, respeitando as diversas realidades encontradas em todo o país, assim o agente de Pastoral pode seguir o roteiro sugerido de acordo com a sua realidade. Pode-se celebrar em casa, no quintal, no pátio de uma escola ou uma igreja, pode-se fechar uma rua e convidar os vizinhos para participar etc.

COMISSÃO NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR – CNPF Vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

A Semana Nacional da Vida e da Família nos faz lembrar que somos Igreja, comunidade de santos e pecadores. Neste momento delicado da História, toda a Igreja do Brasil se une através de oração em prol das famílias em um ato de valorização da dignidade da vida, desde a sua concepção até o declínio natural, assim como Deus o concebeu.

A exortação apostólica Pós-Sinodal do Santo Padre Francisco “Amoris laetitia”, sobre o amor na família, continua a ser a grande fonte de inspiração das duas publicações que já estão disponíveis na loja online da Pastoral Familiar no link www.lojacnpf.org.br. Também é possível adquiri-los pelo e-mail secren@cnpf.org.br, pelo telefone (61) 3443-2900 ou entrando em contato com o casal coordenador de pastoral familiar regional, (arqui)diocesano ou paroquial nas comunidades.

Como forma de motivação para aquisição dos subsídios de celebração da Semana Nacional da Familia e Semana Nacional da Vida, a Pastoral Familiar optou por oferecer um desconto na aquisição das publicações. Aqueles que optarem por adquirir o “Hora da Família” e “Hora da Vida” juntos, ganham um desconto que equivale a pouco mais de 10% do valor unitário de cada subsídio. O valor unitário de cada publicação é de R$ 3,35, mas adquirindo as duas publicações juntas o preço será de apenas R$ 6,00 reais.

Conheça a Campanha da Fraternidade de 2019

Hora da Família e Semana Nacional da Família

 Será celebrada em todo o Brasil, entre os dias 12 e 18 de agosto, a Semana Nacional da Família. Promovido pela Pastoral Familiar e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPFV) da CNBB, o evento traz como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece na Irlanda em agosto e exatamente o mesmo tema que inspira o subsídio “Hora da Família”.

O “Hora da Família” propõe roteiros para sete encontros, apresenta reflexões sobre a vocação da família na Igreja e na sociedade, seu chamado a santidade, orações e cantos. Além disso, a publicação ilumina diversas outras datas importantes do calendário, como o Dia das Mães e dos Pais.

“Motivados pelo tema do IX Encontro Mundial das Famílias queremos, juntos com o Papa, nos empenhar para anunciarmos o Evangelho da Família que deve ser a alegria para o mundo. Para isso, cada um de nós precisa sentir essa alegria que só é possível ser alcançada por aquele que tem a experiência do encontro com o Senhor que nos traz a alegria do retorno ao pai”, declarou o Assessor Nacional da CEPFV da CNBB, Pe. Jorge Filho.

Hora da Vida e Semana Nacional da Vida

 De 1 a 7 de outubro será celebrada em todo o país a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro no dia 8. O Subsídio “Hora da Vida” com o tema “A fecundidade do amor na família” é preparado para animar toda essa Semana.

“Devemos incentivar todo o respeito pela vida desde a concepção até o seu fim natural. Vida é Dom de Deus e a Ele pertence, direito humano que não pode ser negociado”, comentou dom João Bosco, bispo de Osasco (SP) e presidente da CEPFV da CNBB.

Com o propósito de ser um instrumento profético para despertar nas pessoas a importância e a beleza do dom concedido por Deus, que é a vida. O material traz, além dos sete encontros programados, uma celebração especial para o dia do Nascituro.

Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família – CEPVF/CNBB
Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF