Posts

campanha_2017_musicas

Músicas da Campanha da Fraternidade 2017

icone_cf_2017_03

Conheça as músicas:
Cantos da campanha da fraternidade 2017

musical_notes

01 – Hino da Campanha da Fraternidade de 2017
02 – Em nossa casa, Fraternidade
03 – Eu ordenei os céus e a terra
04 – E Deus viu que era bom
05 – O vosso coração de pedra
06 – Volta meu povo, ao teu Senhor
07 – Senhor, tende compaixão
08 – Rejubila-te, cidade santa
09 – Glória a vós ó, Cristo
10 – Bendito és, Tu
11 – Aceita Senhor
12 – Agora o tempo se cumpriu
13 – Nós vivemos de toda palavra
14 – Jesus, Filho amado!
15 – Se conhecesses o dom de Deus
16 – Dizei aos cativos: sai!
17 – Eu vim para que todos tenham vida
18 – Vem, meu povo, ao banquete da vida
19 – Ato penitencial
20 – Santo
21 – Aclamações oração eucarística
22 – Eis o mistério da fé
23 – Amém!
24 – Cordeiro de Deus

Relembre o Hino de 2016

 

Baixe todas as músicas da Campanha da Fraternidade 2017 + extras + músicas litúrgicas + midi + playback especial do Hino

 

Músicas da Campanha da Fraternidade 2017 CNBB

icone-cf-2017

Oração oficial da Campanha da Fraternidade 2017

icone_cf_2017_02

Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho.

Oração Campanha da Fraternidade 2017

Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes.

Amém!

icone_cf_2017_oracao

Adquira os materiais da Campanha da Fraternidade 2017 nas Edições CNBB

cartaz_cf_2017_original_pk_quadrado

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2017

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2017
Tema: Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida
Lema: “Cultivar e guardar a criação”

banner-cf-2017

Apresentação:

Estimados(as) Diretores(as), Coordenadores(as) e Professores(as) das diferentes áreas e etapas do processo educativo.

A ANEC em São Paulo, em sintonia com toda a Igreja, organizou um encontro para o Lançamento da CF 2017, com o tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15) e conta com a presença de vocês e da sua Comunidade Educativa para aprofundarmos o tema abordando outros aspectos do Cuidado da Casa Comum, e assim nos colocarmos sempre mais a serviço de nossos educandos. Que o Espírito de Vida nos impulsione nessa missão. Saudações e até lá.

Prof. Antonio Boeing
Secretário Estadual da ANEC

Pe. Roberto Duarte Rosalino, cmf
Diretor 1º Tesoureiro da ANEC
Coordenador do Conselho Estadual

Programação, data e inscrição:

Dia 19 de novembro de 2016 (sábado)
7h30 – Acolhida
8h – Oração
8h15 – Abertura

8h30 – Biomas Brasileiros e defesa da Vida – VER
Assessora: Profª Drª Márcia Maria Cabreira – Bacharel, licenciada, mestre e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde é Assessora da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Alteridade. Coordenadora da Área de Geografia do Programa Institucional de Iniciação a Docência-PIBID. Professora de Geografia da Escola Graduada de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: regional, migrações, teoria e método, ensino de geografia, geografia cultural, metodologia de ensino em geografia e questão ambiental.

9h30 – Palavra que Cuida e dá a Vida – ILUMINAR
Assessor: Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior – Possui graduação em Filosofia e em Teologia; mestrado em Teologia e Ciências da Religião pela Universidade Católica de Louvain-La-Neuve na Bélgica; doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP; é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pertence ao Departamento de Ciência da Religião; escreve em revistas e periódicos sobre Teologia e Religião; leciona nas turmas de graduação da PUC-SP; assessor de várias instituições educacionais e religiosas; assessor da ANEC.

10h30 – Lanche

11h – Ações que fazem a diferença – AGIR
Assessora: Ângela Samira Viana Martins – Tecnóloga em gestão ambiental  formada em 2012 e engenheira ambiental formada em 2015, ambas pela Universidade Cidade de São Paulo; trabalha dentro do programa de coleta seletiva da associação Reciclázaro desde set/2015, dentro deste programa participa do projeto Gestão Solidária e Crescimento Consciente onde dá suporte à gestão de 10 cooperativas de triagem de recicláveis na cidade de São Paulo atendendo cerca de 400 pessoas por mês.

Assessor: Prof. José Ricardo Baptista – Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Santo André; especialista em Ensino Religioso Escolar pelas Faculdades Integradas Claretianas; coordenador de Pastoral do Instituto das Filhas de São José do Caburlotto; professor em Curso de Teologia para leigos;  mensalmente escreve para a revista católica O Mensageiro de Santo Antonio; assessor da ANEC.

Assessores: Márcia Maria Cabreira e Fernando Altemeyer Junior

12h30 – Encerramento

Obs: No local haverá possibilidade de adquirir materiais relacionados ao tema da CF 2017
Faça sua inscrição até 11/11/2016 (Vagas limitadas)

19 de novembro de 2016
7h30 – 12h30
Colégio Madre Cabrini – R. Me. Cabrini
36 – Vila Mariana, São Paulo – SP – Brasil
ANEC em São Paulo – (11) 3825-7126
anec.sp@anec.org.br

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Adquira os materiais da Campanha da Fraternidade 2017 nas Edições CNBB

campanha_cf_2017_terra

Campanha da Fraternidade 2017: Obrigado, irmã água

Pe. Nicolau João Bakker, SVD

Introdução:

A Campanha da Fraternidade de 2017, mais uma vez, nos convida a entender melhor, e tratar com mais carinho, a natureza que nos envolve. Apresentando como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da Vida”, ela pede nossa atenção para os diferentes biomas brasileiros e nos alerta: os biomas têm a ver com a “Vida” que, como cristãos e cristãs, somos chamados/as a defender. A questão é séria. Morrendo os biomas, morreremos com eles.

campanha_cf_2017_terra

Mas, perguntemos antes, quais são os biomas brasileiros? Tradicionalmente são seis: a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, o Pantanal, a Mata Atlântica e os Pampas do Sul. Ultimamente acrescenta-se a eles a Zona Costeira e Marinha. O que estes biomas têm a nos dizer? É provável que a Revista Vida Pastoral, nos primeiros meses de 2017, publique um artigo nosso que mostrará em detalhes “a Vida como ela é”, e como os biomas expressam em escala maior o que a Vida é em escala menor. Por onde olharmos para a “Vida”, desde a mais pequenina célula de qualquer ser vivente até o grande bioma, sempre encontraremos uma “teia partilhada”, feita inteiramente de “relações colaborativas”. Uma teia onde, como diz o papa Francisco, “tudo está interligado”. Também as sociedades humanas são expressões desta “Vida”. Ou, melhor, deveriam ser a expressão dela. Apenas o ser humano, com sua consciência, pode passar por cima da “fraternidade biológica” e, rompendo as relações colaborativas, faltar com a “fraternidade cristã”.icone_cf2017

Neste artigo não trataremos da “Vida” de forma genérica. Vamos olhar para o elemento da natureza que mais a sustenta: a água. Se a Campanha da Fraternidade nos pede para atuar “em defesa da Vida”, é antes de tudo da água que devemos cuidar. A Vida, como veremos, tem sua origem na água e dela depende. Iniciaremos nossa “meditação” olhando para a água como a fonte da “Vida”. Em seguida veremos o que pode ser feito para cuidar dela de forma mais colaborativa.

I – A água: fonte da “Vida”

LEIA MAIS

cartaz_cf_2017_original_pkairos_quadrado

Campanha da Fraternidade 2017 já disponíveis: cartaz, texto-base e hino

Em 2017, a Campanha trará o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”

Campanha da Fraternidade 2017 Biomas CNBB

A Campanha da Fraternidade (CF 2017) terá como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).
Para essa iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta o texto-base da CF 2017 que terá como proposta principal dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, afirma.

O texto-base está dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões do tema sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017.

A partir do texto-base todas as comunidades, paróquias e dioceses do Brasil organizam formações e ações para o período de realização da CF 2017 que tem seu ponto alto o tempo da quaresma. Além disso, a CNBB realiza concursos para a escolha do cartaz e hino da CF.

Cartaz da CF-2017 que será usado em todas as comunidades da CNBB

Cartaz da CF-2017 que será usado em todas as comunidades

Para colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros, o Cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região. Compõem também o cenário, como personagens principais, os povos originários; os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acontecido há 299 anos. Além da riqueza dos biomas, o cartaz quer expressar o alerta para os perigos da devastação em curso, além de despertar a atenção de toda a população para a criação de Deus.

texto_base_cf2017

Para 2017 o cartaz já está disponível junto com o texto-base no site das edições CNBB e o hino já foi escolhido tendo como ganhadores do concurso o padre José Antônio de Oliveira, de Barão dos Cocais (MG) e Wanderson Luiz Freitas da Silva de Goiânia (GO) que compuseram a letra e a música oficiais do hino.

O CD da Campanha da Fraternidade 2017 deve ficar pronto ainda em 2016, e também irá contar com mais três músicas que foram enviadas ao concurso, que são de autoria do Padre Cireneu Kuhn, verbita de Santo Amaro (São Paulo), Casimiro Vidal Nogueira, de Curitiba (PR) e da parceria entre J. Thomaz Filho e Wallison Rodrigues.

No Portal Kairós você tem a cobertura completa de diversas comunidades e materiais de divulgação exclusivos.

 

Portal kairós com informações da CNBB